Açoriano Oriental
Berta Cabral quer mais projecção da Universidade dos Açores
A presidente do PSD/Açores, Berta Cabral, defendeu a necessidade de projectar mais o trabalho da Universidade dos Açores, não só na região mas também no exterior do arquipélago.
Berta Cabral quer mais projecção da Universidade dos Açores

Autor: Lusa / AO online

“É preciso projetar o trabalho da Universidade na sociedade civil”, afirmou Berta Cabral, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita ao pólo universitário de Angra do Heroísmo, na Terceira.

Para a líder regional social-democrata, é necessário ter “capacidade de continuar a negociar tendo em conta as especificidades” dos Açores, nomeadamente para conseguir o reconhecimento a nível nacional da importância de “investir numa universidade que tem futuro garantido”.

A universidade açoriana “tem muita qualidade, que tem que ser percebida no exterior”, frisou Berta Cabral, para quem é preciso “saber rentabilizar e disponibilizar informação que pode ser bem paga noutras regiões do mundo”.

Nesse sentido, defendeu a importância da aplicação "do ponto de vista prático" da investigação e do conhecimento gerados na Universidade dos Açores.

Berta Cabral elogiou as instalações “há muito prometidas e finalmente concretizadas” do pólo universitário de Angra do Heroísmo, destacando a necessidade de a universidade estar “bem implantada no arquipélago e reafirmar a sua tripolaridade”, numa alusão à dispersão por Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

A visita incluiu uma explicação sobre o trabalho que está a ser feito pelos investigadores da Universidade dos Açores na área do combate às térmitas e do estudo do clima, projetos que, segundo Berta Cabral, são “úteis para sociedade civil”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados