Berta Cabral quer mais projecção da Universidade dos Açores

A presidente do PSD/Açores, Berta Cabral, defendeu a necessidade de projectar mais o trabalho da Universidade dos Açores, não só na região mas também no exterior do arquipélago.


“É preciso projetar o trabalho da Universidade na sociedade civil”, afirmou Berta Cabral, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita ao pólo universitário de Angra do Heroísmo, na Terceira.

Para a líder regional social-democrata, é necessário ter “capacidade de continuar a negociar tendo em conta as especificidades” dos Açores, nomeadamente para conseguir o reconhecimento a nível nacional da importância de “investir numa universidade que tem futuro garantido”.

A universidade açoriana “tem muita qualidade, que tem que ser percebida no exterior”, frisou Berta Cabral, para quem é preciso “saber rentabilizar e disponibilizar informação que pode ser bem paga noutras regiões do mundo”.

Nesse sentido, defendeu a importância da aplicação "do ponto de vista prático" da investigação e do conhecimento gerados na Universidade dos Açores.

Berta Cabral elogiou as instalações “há muito prometidas e finalmente concretizadas” do pólo universitário de Angra do Heroísmo, destacando a necessidade de a universidade estar “bem implantada no arquipélago e reafirmar a sua tripolaridade”, numa alusão à dispersão por Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

A visita incluiu uma explicação sobre o trabalho que está a ser feito pelos investigadores da Universidade dos Açores na área do combate às térmitas e do estudo do clima, projetos que, segundo Berta Cabral, são “úteis para sociedade civil”.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares