Açoriano Oriental
Liga Sagres
Benfica assume liderança após goleada ao Nacional
O Benfica assumiu a liderança da Liga portuguesa de futebol ao golear o Nacional da Madeira, por 6-1, num encontro da oitava jornada da prova em que Cardozo anotou três golos
Benfica assume liderança após goleada ao Nacional

Autor: Lusa/AOnline

No Estádio da Luz, o avançado paraguaio marcou aos 17, 49 e 90, os dois últimos na marcação de grandes penalidades, somando um total de 11 na competição, e ajudou o Benfica a subir ao primeiro lugar do campeonato, em igualdade pontual com o Sporting de Braga, adversário na próxima ronda, mas com larga vantagem no "goal-average".

Em nova goleada, além do “pé quente” de Cardozo, o argentino Saviola bisou, aos 40 e 64, e Aimar espalhou magia no relvado da Luz, naquela que poderá ter sido a melhor exibição do jogador argentino com a camisola “encarnada”.

Com este resultado, o Benfica aproveitou da melhor forma a igualdade (1-1) do Sporting de Braga no campo do Rio Ave e manteve os três pontos de vantagem sobre o tetracampeão FC Porto, terceiro classificado.

Com César Peixoto a lesionar-se durante o aquecimento, o técnico Jorge Jesus foi obrigado a efectuar uma mudança de última hora e colocou Fábio Coentrão no lugar de defesa esquerdo e, na baliza, fez regressar Quim, que rendeu Júlio César, titular no encontro com o Everton, da Liga Europa.

Na frente, Jesus manteve a dupla Saviola-Cardozo, apoiada pelos habituais Aimar, Di Maria e Ramires, com Javi Garcia no sector mais recuado do meio-campo.

No Nacional da Madeira, Manuel Machado tirou o esloveno Pecnik e Leandro Salino e apostou na velocidade de João Aurélio e Edgar Costa para as alas, no apoio a Edgar Silva, e com Ruben Micael a pautar o jogo madeirense.

Num início de jogo equilibrado, a formação insular incomodou Quim logo nos primeiros momentos, com um bom "disparo" de Edgar Costa, mas seriam os “encarnados” a chegar à vantagem, sem terem feito nada para o justificar.

Aos 17 minutos, Aimar iniciou uma bela jogada a meio-campo, que terminou com Fábio Coentrão a centrar para Cardozo encostar e somar o seu nono golo no campeonato.

Pouco depois, Bracali salvou o Nacional do segundo golo, com uma fantástica defesa de recurso a remate de Di Maria, numa altura em que o Benfica parecia estar a crescer na partida, mas, contra a corrente do jogo, os madeirenses empataram, através de Edgar Costa, após belo passe de Ruben Micael, aos 27 minutos.

O guarda-redes dos insulares ainda adiou o segundo tento do clube da Luz, ao negar um de Ramires, mas Saviola bateu mesmo Bracali, aos 40 minutos, com rápido cabeceamento, após nova assistência de Fábio Coentrão e, mais uma vez, com Aimar na jogada.

No regresso dos balneários, o número 10 argentino do Benfica “sacou” uma grande penalidade nos primeiros minutos, após um “nó cego” a Felipe Lopes, que Cardozo aproveitou para aumentar a vantagem no marcador e na liderança dos melhores goleadores da Liga.

À procura de nova goleada, e com um Nacional da Madeira desnorteado, o festival atacante do Benfica continuou e Saviola fez novamente o gosto ao pé, aos 64 minutos.

Nuno Gomes aumentou a goleada, aos 85 minutos, e Cardozo completou o “hat-trick”, aos 90+2, novamente de grande penalidade, frente a um Nacional da Madeira que terminou o encontro com nove unidades, devido às expulsões de Patacas (85) e João Aurélio (90).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados