Açoriano Oriental
Crise/Inflação
BE considera plano “muito curto” e acusa Governo de recorrer a truques

A deputada do BE Mariana Mortágua considerou que o pacote de medidas para apoiar as famílias face ao aumento da inflação chega tarde e "é muito curto", acusou o Governo de fazer truques.

BE considera plano “muito curto” e acusa Governo de recorrer a truques

Autor: Lusa/AO Online

"Este pacote de medidas chega tarde, é muito curto e está cheio de truques", criticou a deputada, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, após o primeiro-ministro ter anunciado as medidas do Governo de apoio às famílias.

As medidas anunciadas não chegam "para compensar toda a perda de poder de compra, dos salários e das pensões que todas as pessoas têm tido ao longo do último ano", sustentou.

Mariana Mortágua criticou também que o valor das oito medidas de apoios sociais, 2.400 milhões de euros, fica "muito aquém de toda a receita fiscal extraordinária que os portugueses estão a entregar ao Estado através do IVA acrescido ou através dos impostos sobre os combustíveis fruto da inflação".

Acusando o Governo de recorrer a truques, a deputada do BE quis "deixar um aviso aos pensionistas".

"O anúncio feito por António Costa não é um aumento da sua pensão. A lei de atualização de pensões que foi descongelada na anterior legislatura significa que, em 2023, fruto da combinação entre o aumento do PIB, o crescimento da economia e a inflação, vai haver uma atualização muito generosa e justa das pensões. O que António Costa está a dizer aos pensionistas é que vai rever essa lei e que vai fazer um aumento em baixa", defendeu.

E também no que toca à proposta que visa a redução do IVA da eletricidade, Mariana Mortágua afirmou que "só desce para 6% a parcela do IVA que estava a 13%", apontando que a maior parcela que os portugueses pagam está taxada a "23% e continuará a 23%".

No que toca aos combustíveis, a deputada do BE considerou que se trata de "atualizar o que já existia" e quanto ao pagamento extraordinário de 125 euros apontou que é pouco para pessoas que "já perderam um mês de salário" com o aumento da inflação.

Na ótica do BE, a inflação deveria ser contrariada com a atualização de salários e pensões, o controlo dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares e os lucros excessivos deveriam ser taxados.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados