Barco com cerca de 200 imigrantes ilegais afunda-se a caminho da Europa

Dezenas de imigrantes africanos desapareceram no mar no domingo na costa da Líbia quando o barco em que tentavam chegar à Europa se afundou, afirmou o porta-voz da Marinha líbia, indicando que já foram resgatadas 36 pessoas.


 

"Havia um monte de corpos flutuantes, mas a falta de recursos não nos permite recuperar os cadáveres, principalmente desde que foi ficando escuro, ontem (domingo). A nossa prioridade é resgatar os sobreviventes, disse, confirmando que foram resgatadas 24 pessoas, entre elas três mulheres.

Questionado sobre o número exato de pessoas a bordo, o porta-voz afirmou não saber, mas disse que estariam "200 ou mais".

A Líbia é um país de trânsito rumo às costas europeias para centenas de milhares de migrantes, na grande maioria africanos que tentam chegar à Europa através de uma perigosa viagem pelo Mediterrâneo para Malta ou para a ilha de Lampedusa, a sul da Sicília.

Com a situação turbulenta que se vive na Líbia, o número de viagens destes imigrantes tem aumentado nos últimos tempos, com as autoridades italianas a intercetarem diariamente centenas de imigrantes que tentam chegar à Europa.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares