Sismo no Haiti

Ban Ki-moom pede reforço da missão de paz no Haiti

O secretário-geral das Nações Unidas solicitou esta segunda-feira ao Conselho de Segurança o envio de mais 3500 capacetes azuis para o Haïti, para reforçar a missão da ONU de 11 mil elementos que já está no país.


"Recomendei ao Conselho de Segurança que aumente o número do número de policias em 1500 e o número de militares em 2000 por um periodo de seis meses", disse Ban Ki-moon, em declarações à imprensa no final de uma reunião do Conselho de Segurança.

O secretário-geral das Nações Unidas deu conta aos membros do Conselho do resultado da visita que fez ao haiti este domingo.

"Vi uma destruição imensa e necessidades imensas também, e entendi claramente a mensagem das pessoas na rua: precisamos das Nações Unidas", disse o secretário-geral da ONU.

Entretanto, chegou à capital haitiana, Port-au-Prince, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, como enviado das Nações Unidas.

Bill Clinton, que promove também um fundo de apoio às vítimas do sismo de terça-feira que devastou o Haiti, tem previstos encontros com o presidnete do Haiti, René Préval e com responsáveis de organizações que participam nos trabalhos de apoio às vítimas do sismo, que poderá já chegar ás 200.000.
PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.