"No final de 2009 não haverá mais um soldado britânico no Iraque (e) até meados do próximo ano haverá uma redução espectacular, considerável do número de soldados britânicos", declarou Muaffak al-Rubaie, principal negociador para a retirada das tropas da coligação.
Al-Rubaie salientou que as negociações com as autoridades britânicas se iniciaram há duas semanas e que "progridem de modo satisfatório"
O Reino Unido tem actualmente destacados no Iraque um total de 4.000 soldados.
Após as declarações do conselheiro para a segurança iraquiana, o Ministério da Defesa britânico reafirmou que "não tem calendário" para a retirada do seu contingente do Iraque.
"Não temos para já um calendário", declarou à um porta-voz do Ministério da Defesa.
"Estamos a avançar, fizemos progressos em Bassorá", cidade do sul do Iraque perto da qual estão estacionadas as tropas britânicas, "e estamos no bom caminho para a mudança fundamental da missão anunciada pelo primeiro-ministro (Gordon Brown) para 2009", acrescentou.
Iraque
Bagdad diz que soldados britânicos sairão até final de 2009
O conselheiro para a segurança iraquiana disse hoje que os soldados britânicos destacados no Iraque deixarão o país até ao final de 2009, mas Londres reafirmou "não ter calendário" para a retirada do contingente.
Autor: Lusa/AOonline
