Açoriano Oriental
Covid-19
Autoridade de Saúde Regional propõe teste à Covid-19 ao 12º dia

A Autoridade de Saúde Regional e a Comissão Especial de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia por Covid-19 propuseram ao Governo Regional a implementação de mais um teste para quem viaja para os Açores, desta vez ao 12º dia.

Autoridade de Saúde Regional propõe teste à Covid-19 ao 12º dia

Autor: Carolina Moreira

A revelação foi feita ao Açoriano Oriental pelo responsável pela Autoridade de Saúde, Berto Cabral, que adiantou que a medida já foi ontem discutida em Conselho de Governo e que, em caso de aprovação, deverá ser anunciada ainda esta semana pelo secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

“Esta semana deverá ser aprovado o teste do 12º dia, com vista a um maior controlo. Isto porque o teste do sexto dia não garante nada, já que o vírus tem um período de incubação de até 14 dias, mas aumenta a probabilidade de detetarmos um caso positivo”, salientou Berto Cabral.

O responsável pela Autoridade de Saúde explica ainda que “já nos deparámos com algumas situações em que os casos positivos foram detetados por sintomatologia, apesar de já terem feito o teste do sexto dia e o resultado ter sido negativo. Por isso, é importante reforçar esta testagem e esse ‘controlo’ de quem cá chega e, desta forma, identificar possíveis cadeias de contágio mais cedo e que não dependam do aparecer ou não de sintomas”, ressalvou.

A ser aprovada esta nova medida, além do teste realizado nas 72 horas anteriores à viagem para a Região e do teste realizado ao sexto dia da estadia, todas as pessoas residentes e não residentes que realizarem voos entre o continente e qualquer ilha dos Açores vão passar a ter de efetuar mais um teste à Covid-19 ao 12º dia, caso permaneçam na Região durante esse tempo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados