Açoriano Oriental
Autarca da Praia da Vitória diz que cais de cruzeiros na cidade "não está esquecido"

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória disse que o cais de cruzeiros da Praia da Vitória não está esquecido e que a empresa Portos dos Açores deverá dar novidades sobre o processo em breve.

Autarca da Praia da Vitória diz que cais de cruzeiros na cidade "não está esquecido"

Autor: Lusa/AO Online

“A Porto dos Açores, neste momento, tem este imenso trabalho de recuperação de infraestruturas portuárias noutras ilhas da região. Naturalmente o cais da Praia da Vitória não está esquecido e não será esta uma desculpa, mas a seu tempo creio que teremos notícias positivas”, adiantou Tibério Dinis, referindo-se aos estragos provocados pelo furacão “Lorenzo”.

O autarca da Praia da Vitória falava em Angra do Heroísmo, à margem de uma reunião com o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, que visita a ilha Terceira durante três dias, e em que participou também o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses.

O município da Praia da Vitória defende há vários anos a criação de um cais de cruzeiros no molhe norte do porto da cidade, que é utilizado atualmente pela Força Aérea norte-americana, no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA).

A Câmara da Praia da Vitória alega que a infraestrutura é pouco utilizada e pode ser rentabilizada, propondo uma utilização conjunta civil e militar.

O investimento não consta da anteproposta do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2020, mas Tibério Dinis sublinhou que “a Portos dos Açores, entidade que está mandatada para efetuar os estudos e os trabalhos nesta matéria, tem vindo a fazê-lo”, acrescentando que é “expectável” que nos próximos tempos “sejam conhecidos esses trabalhos”, sem se comprometer com uma data.

“Não temos anunciado datas, nós temos sempre anunciado as coisas quando elas acontecem. Vamos fazendo o nosso trabalho com seriedade e com rigor. Queremos é que as coisas aconteçam no tempo certo e bem”, declarou.

Quanto à concessão do terminal de 'transhipment' de contentores do Porto da Praia da Vitória, o autarca disse que “é uma matéria que continua a ser trabalhada” e que está em fase de “realização dos procedimentos para o concurso”.

“Estamos a falar de matérias muito densas e muito complexas. É verdade que por vezes o cidadão e nós também gostaríamos que as coisas acontecessem mais rápido, mas temos alertado sempre para a preservação e para a sustentabilidade da nossa baía. Queremos sempre que todas as hipóteses sejam devidamente estudadas e trabalhadas”, frisou, alegando que é preciso evitar que se coloque em causa “o potencial turístico e náutico” da baía da Praia da Vitória.

Tibério Dinis destacou a “evolução num conjunto de dossiês” desde a última visita do Governo Regional à ilha Terceira, em 2018, dando uma “nota extremamente positiva” ao impacto do projeto Terceira Tech Island no concelho, “pela inovação, pela qualidade do emprego, pela criação e fixação de postos de trabalho e pela fixação de jovens na cidade”.

Também o presidente do município de Angra do Heroísmo salientou que em comparação com 2018 houve um conjunto de questões que levantavam preocupação e que “tiveram respostas e soluções”, destacando o lançamento do concurso público para a construção de uma rampa roll-on/roll-off (para embarque e desembarque de viaturas) no porto das Pipas.

“Está nos dias finais de apresentação de propostas e nós temos uma justa esperança de que levará à adjudicação de uma obra”, referiu Álamo Meneses.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados