Inflação

Aumento de preços mantém-se nos 2,3% em Novembro

A taxa de inflação aumentou 2,3 por cento em Novembro, face ao mesmo mês de 2009, mantendo o valor registado em Outubro deste ano, anunciou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).


De acordo com o INE, excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 1,1 por cento, mais 0,2 pontos percentuais do que a observada no mês anterior para o mesmo agregado.

A variação mensal do IPC foi de 0,2 por cento (valor que compara com os 0,4 por cento observados em Outubro e 0,2 por cento de Novembro de 2009), enquanto a variação média dos últimos doze meses situou-se nos 1,2 (0,9 por cento em Outubro).

“Entre as contribuições positivas para a taxa de variação homóloga do IPC, destacam-se as registadas nas classes dos transportes, habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis e produtos alimentares bebidas não alcoólicas”, refere o INE.
PUB

Premium

João Pedro Barbosa, que vai lançar na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o livro ‘Açores no Céu - Aviação, Turismo e o Futuro de um Arquipélago Atlântico’, reconhece a preocupação cada vez maior que existe em equilibrar o transporte aéreo entre as várias ilhas, mas não deixa de alertar, face à forma como tem sido gerido o transporte aéreo nos Açores, que é preciso ter sempre um ‘Plano B’ que aposte na diversificação de operadores