Açoriano Oriental
Atividade sísmica na ilha de São Miguel a diminuir
A Proteção Civil dos Açores anunciou que a atividade sísmica na ilha de São Miguel está a diminuir nas últimas horas, depois de durante a última noite a situação ter sido fora do normal.
Atividade sísmica na ilha de São Miguel a diminuir

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, que reporta informação do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), desde as 21:30 de terça-feira “tem vindo a ser registada atividade sísmica com características de baixa frequência na ilha de São Miguel”, tendo até às 18:00 (mais uma hora em Lisboa) sido registados 70 sismos de baixa magnitude, com “decréscimo nas últimas horas”.

“Estes eventos não permitem uma localização epicentral rigorosa, estando associados à zona sismogénica correspondente à região central da ilha de São Miguel, abrangendo os sistemas vulcânicos do Fogo e Congro”, adianta a nota da Proteção Civil, salientando não existir, até ao momento, dados de que qualquer evento tenha sido sentido pela população.

À agência Lusa, a presidente da direção do CIVISA, Teresa Ferreira, explicou hoje de manhã que ao longo da última noite “registou-se uma atividade sísmica fora do normal”, esclarecendo que “os sinais sísmicos registados não são tectónicos e, como tal, não permitem uma localização epicentral tão rigorosa”.

“Na origem destes sinais sísmicos poderá estar a movimentação dos fluidos, quer magmáticos, quer hidrotermais”, declarou Teresa Ferreira, garantindo “acompanhamento permanente ao evoluir da situação”.

A presidente do CIVISA acrescentou que, “ocasionalmente, é registado este tipo de eventos”, mas a quantidade foi “acima da média” - um total de 55 entre as 21:30 de terça-feira e as 08:01 de hoje -, pelo que se justificou a emissão da nota da Proteção Civil.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados