Artes circenses animam tarde em Ponta Delgada

O Fungis Magic Truxis, grupo de animação circense dos Açores, deu vida esta terça-feira ao centro de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, com o espetáculo "Massas e Cimentos".


“Massas e Cimentos” é o nome do espetáculo de representação dramática e artes circenses no qual três trabalhadores montaram um andaime enquanto o chefe observava dando assim início a mais um dia de peripécias no trabalho.

“Nós baseamo-nos numa profissão para criar um espetáculo de artes circenses”, explicou Frederico Melo, membro do grupo.

O mesmo acrescenta que as artes circenses estão mais ligadas ao chamado “novo circo” que não utiliza animais, mas apostam nas acrobacias, equilibrismos e nos malabares.

O grupo de animação utilizou materiais das obras como o andaime, as trinchas de pintor e baldes para fazer malabares.

Segundo Frederico Melo, o nome Fungis Magic Truxis foi resultado de uma brincadeira, “pois resolvemos inventar um nome que não significasse muita coisa, portanto, magia e truques, em que as pessoas se lembrassem pelo difícil que é de pronunciar”.

O grupo de animação circense açoriano surgiu há 6 anos e hoje é composto por seis elementos: Hélio e Armando Bicho das Capelas (São Miguel), Frederico Melo de Setúbal, Tiago Silva da Terceira, Pedro Alves de Portimão e Alida Montesinos de Espanha.

O espetáculo também foi abrilhantado com o som do dj Sargento Zundapp ao vivo.

esta terça-feira, dezenas de pessoas assistiram ao espetáculo junto à Igreja Matriz e a opinião geral é que se está perante uma maneira diferente de divertir o público.

PUB

A quota de pesca do atum-rabilho vai aumentar 21% em 2026, permitindo aos pescadores açorianos “capturar 115 toneladas desta espécie de elevado valor comercial”, revelou ontem o Governo Regional dos Açores.

Na véspera do Dia dos Namorados, a Escola Secundária Antero de Quental realizou uma ação sobre violência no namoro, no meio digital. A iniciativa foi em parceria com Associação Desliga.