Açoriano Oriental
Arranca hoje construção da nova ala pediátrica do Hospital de S. João, no Porto
A construção da nova ala pediátrica do Hospital de S. João, no Porto, arranca hoje, num investimento de cerca de 25 milhões de euros que permitirá retirar as crianças internadas naquela unidade de contentores provisórios desde 2011.
Arranca hoje construção da nova ala pediátrica do Hospital de S. João, no Porto

Autor: Lusa/AO Online

Esta intervenção é uma iniciativa da Associação Humanitária "Um Lugar para o Joãozinho" e vai criar cinco pisos de internamento para crianças numa zona integrada no edifício principal do Hospital de S. João.

A data para o início das obras foi em outubro avançada à Lusa pelo presidente da Associação, Pedro Arroja, e foi definida depois de aquela entidade, o Hospital e as duas construtoras terem, em agosto, assinado um acordo para viabilizar o arranque da empreitada, que o Tribunal de Contas considerou não estar sujeita a visto prévio.

A empreitada será realizada pelo consórcio Lúcios/Somague, que será ressarcido dos custos em dez anos.

O acordo firmado refere que a "recuperação/remodelação da ala pediátrica será financiada no âmbito de investimentos sociais, nomeadamente através da angariação de donativos, de modo a permitir acolher, em condições de dignidade, as crianças doentes, os familiares que as acompanham e os profissionais que lá trabalham".

A Associação "Um Lugar para o Joãozinho", constituída oficialmente em janeiro de 2014 com estatuto de utilidade pública, visa "congregar esforços" no sentido de angariar verbas para a construção.

A empreitada "será inteiramente paga por contribuições mecenáticas que a Associação conseguir angariar", lê-se ainda no acordo.

O lançamento da primeira pedra da nova ala pediátrica do Hospital de S. João ocorreu no dia 03 de março na presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

O estaleiro da obra foi montado em abril, mas, devido a divergências com a administração do S. João, a obra esteve parada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados