Comissão Europeia

Aprovado plano de desenvolvimento rural

A Comissão do Desenvolvimento Rural aprovou, em Bruxelas, o plano de desenvolvimento rural dos Açores para 2007-2013, que será financiado a 85 por cento por um fundo europeu, em quase 275 milhões de euros.


O plano para os Açores divide-se em cinco objectivos estratégicos, como o aumento da competitividade e da sustentabilidade dos sectores agrícola e florestal e a revitalização da economia e do emprego nas zonas rurais.

O reforço da coesão territorial e social e a promoção da eficácia da intervenção dos agentes públicos, privados e associativos na gestão sectorial e territorial.

Nos próximos dias, a Comissão Europeia deverá ainda adoptar formalmente os programas, o que deve acontecer nas próximas semanas.

A dotação total de 274.457.675 euros é dividida em seis parcelas.

No Eixo I, os 128.5 milhões de euros do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (Feader são destinados, outros objectivos, à modernização das explorações agrícolas.

No Eixo II (115 milhões) serão financiados a manutenção de actividades em zonas desfavorecidas e a florestação de terras agrícolas.

O Eixo III (contribuição de 8.722.884) destina-se a conservar e modernizar o património rural.

No âmbito do programa Leader, o contributo do Feader é de 18.722.884, e no de assistência técnica, o financiamento chega aos 3.511.907.

A despesa pública total do programa par os Açores é de quase 322 mil milhões de euros, sendo apoiado em cerca de 275 mil milhões.
PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal