Açoriano Oriental
Comissão Europeia
Aprovado plano de desenvolvimento rural
A Comissão do Desenvolvimento Rural aprovou, em Bruxelas, o plano de desenvolvimento rural dos Açores para 2007-2013, que será financiado a 85 por cento por um fundo europeu, em quase 275 milhões de euros.
Aprovado plano de desenvolvimento rural

Autor: Lusa / AO online
O plano para os Açores divide-se em cinco objectivos estratégicos, como o aumento da competitividade e da sustentabilidade dos sectores agrícola e florestal e a revitalização da economia e do emprego nas zonas rurais.

O reforço da coesão territorial e social e a promoção da eficácia da intervenção dos agentes públicos, privados e associativos na gestão sectorial e territorial.

Nos próximos dias, a Comissão Europeia deverá ainda adoptar formalmente os programas, o que deve acontecer nas próximas semanas.

A dotação total de 274.457.675 euros é dividida em seis parcelas.

No Eixo I, os 128.5 milhões de euros do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (Feader são destinados, outros objectivos, à modernização das explorações agrícolas.

No Eixo II (115 milhões) serão financiados a manutenção de actividades em zonas desfavorecidas e a florestação de terras agrícolas.

O Eixo III (contribuição de 8.722.884) destina-se a conservar e modernizar o património rural.

No âmbito do programa Leader, o contributo do Feader é de 18.722.884, e no de assistência técnica, o financiamento chega aos 3.511.907.

A despesa pública total do programa par os Açores é de quase 322 mil milhões de euros, sendo apoiado em cerca de 275 mil milhões.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados