Açoriano Oriental
Apresentados seis programas do Plano Regional de Saúde 2030

Primeiros seis programas do Plano Regional de Saúde 2030 foram apresentados em Angra do Heroísmo. Cinco programas estão ainda por apresentar, mas serão tornados públicos até ao final do ano

Apresentados seis programas do Plano Regional de Saúde 2030

Autor: Carlota Pimentel

Os primeiros programas e respetivos gestores que compõem o Plano Regional de Saúde 2030 foram apresentados em Angra do Heroísmo, na tarde de quinta-feira.

Segundo o Portal do Governo dos Açores, foram seis os programas apresentados: o Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável, coordenado pela nutricionista Ana Raquel Marinho; o Programa Regional para a Literacia em Saúde, coordenado por Paisana Lopes; o Programa Regional para o Envelhecimento Ativo e Saudável, cuja gestão cabe a Alexandra Meneses; o Programa Regional para a Saúde Escolar, coordenado por Ana Granadeiro; o Programa Regional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências, com Mónica Fagundes e, finalmente, para a Prevenção e Combate ao Tabagismo, o programa será gerido por João Sarmento.

Conforme Mónica Seidi, secretária regional da Saúde e Segurança Social, “por apresentar estão ainda cinco programas que serão tornados públicos até ao final do ano”.
De acordo com a mesma nota, a secretária regional da tutela destacou a “elevada qualidade dos documentos apresentados”, elaborados maioritariamente por profissionais do Serviço Regional de Saúde.

“Esta apresentação é sustentada por evidências científicas indicadas e sinalizadas por cada um dos gestores dos programas, a quem aproveito para enaltecer e agradecer toda o empenho e dedicação, que representa, naturalmente, uma mais-valia para todos nós”, vincou Mónica Seidi, citada pelo Portal do Governo Regional.

De referir que o Plano Regional de Saúde foi apresentado em abril, esteve em consulta pública durante 30 dias e “desde junho até agora estiveram a ser elaborados os programas e estratégias regionais que dizem respeito às áreas identificadas como prioritárias”, sublinhou a secretária da Saúde e Segurança Social.

A comissão de acompanhamento é formada por João Sarmento, Eduardo Paixão e Raquel Dutra.

“O Plano Regional de Saúde é dinâmico e requer uma monitorização e avaliação regulares, ou mais do que uma, e pretende o envolvimento da sociedade. O Plano é feito para os utentes do Serviço Regional de Saúde, é para os açorianos”, acrescentou a governante em comunicado.

“Queremos, em 2030, ter a maior parte dos objetivos alcançados, em especial nas áreas que têm um impacto mais fundamental na qualidade de vida dos açorianos”, concluiu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados