Política

António Barreto critica a "governação para as sondagens"

O sociólogo António Barreto considerou na quinta-feira à noite, em Coimbra, que a perda da ideia de mandato é uma das dificuldades de governabilidade nas democracias modernas, onde a informação imediata gerou Governos para “as sondagens”.


“A informação imediata tem muitos méritos, mas gerou os Governos para as sondagens que destruíram o mandato democrático, um dos actos mais nobres da vida política”, afirmou o académico, que intervinha num jantar/conferência sobre o tema “Das dificuldades de governar Portugal”.

“Desapareceu totalmente a ideia de mandato e três dias depois de qualquer Governo ou presidente da Câmara eleito há uma sondagem que destrói qualquer discussão séria sobre o que se está a fazer”, acrescentou o sociólogo.

Segundo António Barreto, 15.º convidado da Fundação Inês de Castro para o ciclo “Jantar na Quinta às Quintas”, “a vida política democrática ainda não soube encontrar meios de valorizar ou revalorizar a função de mandato, que é a nobilíssima função de depósito de confiança nas mãos de alguém, e portanto os Governos têm de governar para as sondagens”.
PUB

Premium

Dos 394 estabelecimentos existentes no Centro Histórico de Ponta Delgada, apenas 75 aderiram ao Bairro Comercial Digital, projeto apoiado pelo PRR e promovido pelo consórcio que junta Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a delegação dos Açores da AHRESP