Telecomunicações

ANACOM abre concurso para 4º operador móvel

A Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) deu início ao concurso para a atribuição de uma licença para a criação de um novo operador de telecomunicações móveis, com a publicação do regulamento no Diário da República.


    O concurso tem por objectivo atribuir um direito de utilização de frequências, de âmbito nacional, "na faixa de frequências dos 450-470 MHZ, para a oferta do serviço móvel terrestre acessível ao público", refere o regulamento hoje publicado.

    Fica assim aberto o caminho para a criação de um novo operador móvel, que disputará o mercado à TMN, Vodafone e Optimus.

    O novo operador vai também concorrer com os operadores virtuais (que não necessitam de licença, porque usam as redes de outros) Phone-ix, dos CTT, e com o futuro operador virtual da Zon Multimedia, que deverá arrancar até ao final do ano.

    Nos termos definidos pelo regulador, as entidades que já detenham licenças móveis - TMN, Vodafone e Optimus - não poderão concorrer a esta licença.

    O caderno de encargos do concurso está disponível para os interessados no sítio de Internet da ANACOM e o prazo de apresentação de candidaturas é de 30 dias a contar da entrada em vigor do regulamento.
PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria