Açoriano Oriental
Alunos do Profissional “aumentados”
Os apoios ao alojamento, transporte e alimentação vão ser aumentados aos alunos do Ensino Profissional, que também terão direito a ordenado mínimo nos estágios
Alunos do Profissional “aumentados”

Autor: Olímpia Granada

“Evidentemente que não haverá salários no ensino profissional, o que haverá sim são novos apoios ao funcionamento das escolas e aos alunos, sobretudo àqueles que se deslocam entre ilhas” anunciou ontem o director regional do Emprego e Formação Profissional.


“Está a ser preparado o regulamento geral, a nível do País, e estamos em negociações para globalizar os apoios”, porque “queremos fazer com que todos os jovens que pretendam frequentar o ensino profissional possam fazê-lo nas melhores condições”, disse Rui Bettencourt à margem da reunião do Conselho Coordenador do Sistema Educativo, que ontem decorreu em Ponta Delgada.


Assim, explicou o governante,  a aquisição  dos manuais, do material pedagógico e de equipamento é totalmente assumida pelo Programa PROEMPREGO.


Para Rui Bettencourt, esse apoio “dá mais uma garantia de que os jovens podem ter o ensino profissional ao seu dispor, sem nenhum custo”.


Em termos de deslocações e tendo em vista beneficiar a mobilidade de formandos, também foi aumentado o número de passagens gratuitas inter-ilhas.

 

“Haverá três viagens por ano, em vez de uma”, disse o governante.


Na fase de estágio,  após a “formação em aula”, a tutela pretende atribuir o ordenado mínimo regional aos formandos.


Actualmente, o nível de apoios atribuído é diferenciado, existindo algumas bolsas e comparticipações.


Rui Bettencourt assinalou que  existe um número muito significativo de jovens que frequentam o ensino profissional em ilhas que não são as da sua residência de origem, razão pela qual será introduzido o “ pagamento integral de alojamento”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados