Açoriano Oriental
Bullying
Aluno do 12º ano apresenta sábado documentário feito com cinco colegas
Catarina, Diogo, Francisco, Tiago e Mário são cinco jovens que se assumiram como vítimas 'bullying', num documentário feito pelo estudante Manuel Guerra, que conta já com o apoio de várias instituições nacionais.

Autor: Lusa/AO Online

"Esta é a história de cinco jovens que abriram os seus mundos cheios de histórias de perseguições físicas e psicológicas, com a qual pretendo alertar para o 'bullying', um problema cada vez mais emergente na nossa sociedade", explicou Manuel Guerra à Lusa.

O bullying acontece quando colegas de escola agredem repetidamente outros, física ou psicologicamente.

Com 18 anos e a frequentar o 12º ano, na especialidade de cinema e vídeo, este jovem realizador decidiu fazer 'Alinha', assim se chama o documentário, no âmbito da disciplina de Projecto e Tecnologias do curso de Comunicação Audiovisual, na Escola Secundária Artística António Arroio, em Lisboa, onde estuda.

"A ideia é dar estes jovens como exemplo de alguém que conseguiu lutar contra os colegas agressores, já que todos eles, hoje, têm uma vida completamente natural e ultrapassaram o problema", acrescentou.

Com idades entre os 17 e os 18 anos, estes estudantes foram alvos de 'bullying' entre o 8º e o 9º ano.

"Desde sempre fui confrontado com casos de colegas que eram alvo de violências físicas e psicológicas, talvez por ter estudado sempre em escolas problemáticas, mas isso marcou-me muito e quando me foi proposto este trabalho pensei logo neste tema", conta Manuel Guerra.

Na escola onde estuda, sabia que Catarina tinha sido alvo, outrora, de 'cyberbullying', que consiste em perseguições e violências feitas através da Internet, sabia que Diogo tinha tido graves problemas de socialização e acompanhamento psicológico, mas sabia também que Tiago, Mário e Francisco tinham histórias semelhantes no passado.

"Depois de um processo de pesquisas e investigações, abordei-os directamente na escola e todos aceitaram voltar a essas histórias, contando-as neste documentário e alertando para este problema", diz.

'Alinha' tem a duração de 15 minutos e as gravações decorreram entre três a quatro meses, tendo ficado concluídas este ano.

A curta-metragem será apresentada ao público no próximo sábado, pelas 18:00, no Pavilhão Municipal do Moinho, em Corroios, no Seixal, e conta com o apoio da Associação Nacional de Professores e da Câmara do Seixal, enre outras entidades.

"Penso que este documentário vai viajar um pouco pelo país, já que várias escolas secundárias estão interessadas na sua apresentação", adianta Manuel Guerra.

No 'site' oficial do filme, http://www.alinha-doc.blogspot.com/, pode ler-se que "um em cada cinco jovens portugueses admite ter sido vítima de 'bullying' e este estudante, que também poderia ter sido uma vítima, quer "lutar contra isso".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.