Autor: Lusa
Segundo as empresas, o setor espacial é “considerado com grande potencial para o futuro, nomeadamente nas áreas da segurança e comunicações espaciais, centrais para este projeto, que inclui a remodelação de uma antena de telecomunicações de 30 metros, localizada na ilha de São Miguel”.
A reabilitação do teleporto e a conversão da antena “vão contribuir para a observação do tráfego espacial em órbitas geoestacionárias e para a segurança dos ativos espaciais europeus”, refere o comunicado.
“Este acordo vem reforçar, por um lado, a posição de Portugal como um ‘hub’ estratégico europeu de telecomunicações e do arquipélago dos Açores como ‘hub’ atlântico para o Espaço e, por outro, a estratégia da Altice enquanto ‘player’ no mapa das comunicações e porta de entrada para a Europa, interligando continentes por via espacial, aérea, terrestre ou submarina”, adianta.
Para a ThothX, líder mundial do setor da transmissão de dados, este projeto faz parte de uma “estratégia de cobertura global com uma antena de 46 metros operacional no Canadá, o projeto de remodelação de uma antena de 30 metros na Austrália e o projeto de remodelação dos Açores para atingir 95% de cobertura das órbitas geoestacionárias”.
De acordo com a nota de imprensa, “várias instituições portuguesas de I&D (investigação e desenvolvimento) já sinalizaram interesse numa potencial colaboração futura em estudos de radioastronomia, um aspeto de grande importância para a empresa, cujas colaborações com a academia canadiana já decorrem há alguns anos”.