Açoriano Oriental
Alexandre Gaudêncio destaca importância do património na cultura ribeiragrandense

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, presidiu à sessão de abertura do webinar “Passados complexos, futuros diversos – O olhar dos arquitetos e da história”, através do qual assinalou-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, iniciativa organizada pelo Museu da Emigração Açoriana em parceria com o Museu Vivo do Franciscanismo.


Alexandre Gaudêncio destaca importância do património na cultura ribeiragrandense

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na ocasião, Alexandre Gaudêncio destacou a “importância do património material e imaterial do concelho como identitários dos ribeiragrandenses”, realçando que apesar da pandemia e dos vários constrangimentos que tem colocado à visitação presencial, a autarquia e os museus têm sabido adaptar-se à nova realidade.


“A Câmara da Ribeira Grande tem apostado nas visitas virtuais que se têm revelado uma excelente forma de conhecer os espaços remotamente. Todos os núcleos museológicos da autarquia estão disponíveis online na página https://covid-19.cm-ribeiragrande.pt/, permitindo que queira visitá-los o possa fazer sem sair de casa”, disse citado em nota.


Alexandre Gaudêncio abordou, também, a aposta que a edilidade tem vindo a fazer ao nível da inclusão social. “Temos em vigor um programa que está a permitir que todas as coleções sejam traduzidas para braile, de modo a que os invisuais possam visitar os espaços”.


Por outro lado, o autarca anunciou que a autarquia deliberou isentar o pagamento das entradas nos museus da autarquia até final do ano em curso como forma de promover a cultura.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados