Açoriano Oriental
Construção
AICCOPN pede ao Governo para investir em Projectos de Interesse Local
A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) defendeu a necessidade do Governo avançar com Projectos de Interesse Local, lamentando que tenham sido afastados da possibilidade de recurso a apoios no âmbito do QREN.

Autor: Lusa/AO online
    "A par dos grandes projectos de infra-estruturas com impacto nacional e dos investimentos de natureza privada classificados como Projectos de Interesse Nacional (PIN), é fundamental avançar com Projectos de Interesse Local", sustenta a associação em comunicado.

    Salientando a "incapacidade financeira da grande maioria das câmaras municipais para concretizarem projectos de média dimensão", a AICCOPN considera ser "fundamental que o Governo encontre forma de os tornar realidade", uma vez que "há muito a fazer em todos os concelhos, seja em matéria de saneamento básico, redes de estradas locais e regionais, serviços públicos de proximidade na saúde, educação, justiça e administração interna, entre outros".

    A associação lamenta que os Projectos de Interesse Local "tenham sido praticamente afastados da possibilidade de recurso a apoios no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007/2013 (QREN)", que diz ter sido "desenhado quase em exclusivo para os grandes projectos".

    Neste sentido, a AICCOPN critica "a excessiva concentração nos projectos de maior dimensão", defendendo a importância em "apostar na redução das assimetrias regionais, promovendo a coesão nacional e, dessa forma, criar condições para que empresas e cidadãos se possam fixar em regiões que estão a perder população".

    A associação defende também a necessidade de investimento na manutenção das infra-estruturas existentes, de modo a evitar "a permanente degradação em que muitas delas se encontram".
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.