Açoriano Oriental
Covid-19
AHRESP pede mais um ano para pequenos empresários iniciarem devolução de crédito

A AHRESP defendeu a prorrogação do início dos pagamentos da linha de apoio à tesouraria para micro e pequenas empresas do turismo, criada pelo Turismo de Portugal no início da pandemia, para 01 de julho de 2023.

AHRESP pede mais um ano para pequenos empresários iniciarem devolução de crédito

Autor: Lusa/AO Online

“Não obstante o Turismo de Portugal ter prorrogado o período de carência para 30 de junho de 2022 de todos os contratos cujos períodos de carência terminavam até 31 de março de 2022 […], a AHRESP apela para que seja efetuada uma nova prorrogação do período de carência, e que todos os contratos atualmente em vigor, apenas iniciem os seus pagamentos a partir de 01 de julho de 2023”, defendeu a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), no seu boletim diário.

A associação referiu que aquela linha de crédito tem sido “um dos principais instrumentos de apoio à tesouraria” das empresas do setor, que tem vindo a ser sucessivamente reforçado.

“As recentes medidas anunciadas pelo Governo, bem como o clima generalizado de perda de confiança nos consumidores e turistas, estão mais uma vez a perturbar os negócios das nossas empresas, pelo que é da maior urgência o reforço dos apoios à tesouraria, como a prorrogação do período de carência da linha do Turismo de Portugal por mais um ano”, realçou a associação.

Na semana passada, a AHRESP propôs ao Governo a criação de “mecanismos robustos de apoio” para mitigar o impacto das novas medidas para conter a pandemia de covid-19.

“Pelo impacto negativo que estas restrições irão provocar, a AHRESP já propôs ao Governo a criação de mecanismos robustos de apoio e reparadores destas consequências no domínio da liquidez e dos custos salariais”, adiantou a associação, em resposta à Lusa, sem avançar mais detalhes.

O certificado digital Covid-19 volta a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local a partir de 01 de dezembro, altura em que o país entra em situação de calamidade, segundo as novas medidas para conter a pandemia aprovadas em Conselho de Ministros.

O certificado digital passa também a ser obrigatório para aceder a bares e discotecas, acrescendo ainda o uso de máscara em espaços fechados.

Na semana de 02 a 09 de janeiro, as discotecas estarão encerradas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados