Açoriano Oriental
Adiado lançamento de dois satélites do sistema Galileo devido ao mau tempo
O lançamento de dois satélites do sistema europeu de navegação Galileo, que estava previsto esta quinta-feira a partir da Guiana Francesa, foi adiado devido às "condições meteorológicas desfavoráveis", anunciou a sociedade Arianespace.
Adiado lançamento de dois satélites do sistema Galileo devido ao mau tempo

Autor: Lusa/AO online

 

"Uma nova data de lançamento será marcada em função das condições meteorológicas em Kourou", acrescentou a empresa espacial europeia em comunicado.

No nono lançamento a partir do centro espacial guianense, um foguetão russo "Soyuz" deve colocar em órbita dois novos satélites Galileo e permitir à Europa acelerar a aplicação do sistema de navegação europeu, concorrente do norte-americano GPS.

Os satélites Galileo "Sat-5" e "Sat-6" deverão estar operacionais no outono, juntando-se aos restantes quatro já em funcionamento para validar o sistema. Mais dois satélites devem ser lançados no final deste ano.

Lançados aos pares em outubro de 2011 e outubro de 2012, a partir da Guiana francesa, estes quatro aparelhos - número mínimo para determinar de forma precisa uma posição na superfície da Terra - permitiram fazer uma demonstração do sistema, no espaço e no solo.

Estes quatro primeiros satélites "teste" foram construídos por um consórcio liderado pela "EADS Astrium Alemanha" e montados em Roma pela "Thales Alenia Space".

O sistema Galileo deverá contar, no final, um total de 30 satélites, sendo lançados todos os anos seis a oito aparelhos, a bordo dos foguetões "Soyuz" e "Ariane", a partir de Kourou, enquanto os elementos da rede no solo vão sendo concluídos.

Os europeus desenvolveram tecnologia própria e independente do sistema militar norte-americano GPS. Com um custo superior a cinco mil milhões de euros, o programa é financiado a 100% pela Comissão Europeia e desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados