Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Teresa Machado Luciano afirmou que “será produzido um relatório específico para os Açores, no âmbito do inquérito conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que vai determinar a extensão da infeção na população e monitorizar a evolução da imunidade”.
Citada em nota do executivo, a responsável pela pasta da Saúde salientou que, “com esta representatividade, teremos a fotografia da Região num estudo nacional, com uma amostra de 2.100 indivíduos, que começa agora, será repetido daqui a cinco meses e, depois, de três em três meses, até outubro de 2021”.
Teresa Machado Luciano garantiu ainda que “o Serviço Regional de Saúde e os seus profissionais estão, no momento, mais preparados e formados para a pandemia, sendo que este estudo deverá dar informação relevante para a preparação para possíveis novas vagas”.
“Não é expectável, no entanto, que este estudo revele imunidade de grupo, atendendo ao reduzido número de casos positivos de infeção por SARS-CoV-2 na Região, cerca de 0,05% no total de 146 positivos”, acrescentou.
“Não pomos de parte, por isso, realizar um inquérito tendo por base a população dos Açores, ou segmentos específicos, como profissionais de saúde, forças de segurança e bombeiros, decisão que dependerá dos resultados do inquérito conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e da evolução do surto”, frisou a secretária regional.
O recrutamento, que terá como universo sete ilhas da Região, designadamente São Miguel, São Jorge, Pico, Terceira, Faial, Graciosa e Flores, deverá estar concluído na primeira semana de junho, seguindo-se a recolha e o envio das amostras para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge até 19 de junho.
-
PJ e Marinha intercetam submersível no Atlântico com 1,7 toneladas de cocaína
A Polícia Judiciária (PJ) e a Marinha intercetaram no Atlântico um semissubmersível com 1,7 toneladas de cocaína e quatro tripulantes a bordo, que tinha a Península Ibérica como destino, numa operação que contou com cooperação internacional
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada