Açores/Eleições: Vasco Cordeiro diz que sufrágio é o primeiro de um "novo ciclo"

O presidente do PS/Açores considerou este sábado que as eleições que se avizinham na região, governada pelos socialistas desde 1996, "não são um último mandato para o PS" mas o primeiro de um "novo ciclo" em contexto pandémico.



"Estas eleições regionais não são um último mandato para o PS. Estas eleições regionais são o primeiro mandato de uma nova década, o primeiro mandato de um novo ciclo que as circunstâncias que vivemos levam a que seja aberto", considerou Vasco Cordeiro, líder dos socialistas açorianos e também presidente do Governo Regional.

Vasco Cordeiro, que se candidata a um terceiro mandato, que a suceder será o último, falava na ilha Terceira, numa iniciativa promovida pela Juventude Socialista (JS) dos Açores e transmitida via redes sociais.

Para o chefe do PS/Açores, as eleições que se avizinham serão "particulares, para dizer o mínimo", visto que "a pandemia de covid-19 trouxe desafios" inesperados.

"Há oito meses, há sete meses, estávamos a preparar-nos para bater mais recordes no turismo" e "embalar para um novo ano de recordes", lembrou Vasco Cordeiro, falando também em avanços em campos como as pescas ou a agricultura antes de dizer que "tudo isto foi, no mínimo, perturbado".

Depois, o socialista reconheceu ser preciso "reconfigurar a ideia de desenvolvimento" da região, exemplificando que este deve passar, por exemplo, por uma maior desmaterialização e pelo aprofundar na região do conhecimento de "fatores que ajudem a construir o futuro", nomeadamente o mar.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou hoje as eleições regionais dos Açores para 25 de outubro.

Nas anteriores legislativas açorianas, em 2016, o PS venceu com 46,4% dos votos, o que se traduziu em 30 mandatos no parlamento regional, contra 30,89% do segundo partido mais votado, o PSD, com 19 mandatos, e 7,1% do CDS-PP (quatro mandatos).

O BE, com 3,6% dos votos, obteve dois mandatos, a coligação PCP/PEV, com 2,6%, um, e o PPM, com 0,93% dos votos expressos, também um.

O PS governa a região há 24 anos, tendo sido antecedido pelo PSD, que liderou o executivo regional entre 1976 e 1996.

Vasco Cordeiro, líder do PS/Açores e presidente do Governo Regional desde as legislativas regionais de 2012, após a saída de Carlos César, que esteve 16 anos no poder, apresenta-se de novo a votos para tentar um terceiro e último mandato como chefe do executivo.

No mais recente ato eleitoral, para as legislativas nacionais de 2019, estavam recenseados e aptos a votar nos Açores 228.975 eleitores.



PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP