Açoriano Oriental
Covid-19
Açores com 38 novos casos e quatro novas cadeias em São Miguel

A Autoridade de Saúde Regional refere que, decorrentes das 1.616 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência da Região, foram diagnosticados 38 casos positivos de Covid-19, dos quais 27 na ilha de São Miguel e 11 na ilha Terceira, e registadas nove recuperações. Há quatro novas cadeias de transmissão em São Miguel, elevando para 16 o total de cadeias ativas nos Açores.

Açores com 38 novos casos e quatro novas cadeias em São Miguel

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Desta forma, no âmbito do rastreio realizado a quem chega à Região, foram detetados dois casos positivos na ilha de São Miguel, correspondentes a indivíduos do sexo masculino, de 43 e 53 anos, não residentes na Região, que desembarcaram por via marítima, tendo sido diagnosticados através de teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada.

Na ilha Terceira, foram também diagnosticados, através de análise efetuada à chegada, quatro indivíduos do sexo masculino, com idades entre os 23 e 34 anos, provenientes de ligação aérea com território continental português, que integram uma equipa desportiva regional.

No contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, foram detetados sete casos positivos, referentes a quatro indivíduos do sexo feminino, com idades entre os 11 e 50 anos, e três indivíduos do sexo masculino, com idades entre os 19 e 78 anos.

Relacionados com a cadeia de transmissão em investigação epidemiológica centrada na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel foram diagnosticados dois casos positivos, um indivíduo do sexo feminino de 44 anos, e um indivíduo do sexo masculino, de 16 anos.


Quatro novas cadeias de transmissão

Foram detetadas quatro novas cadeias de transmissão na ilha de São Miguel, estando a primeira relacionada com um caso positivo reportado na terça-feira, tendo sido diagnosticados quatro indivíduos do sexo feminino, com idades entre os 13 e 56 anos, e quatro indivíduos do sexo masculino, de idades compreendidas entre os 5 e 66 anos.

No âmbito da segunda cadeia de transmissão, associada a um caso positivo também reportado na terça-feira, foi diagnosticado um indivíduo do sexo masculino de 39 anos.

No contexto da terceira cadeia de transmissão, relacionada também com um caso positivo reportado na terça-feira, foi diagnosticado um indivíduo do sexo masculino de 34 anos.

A quarta cadeia de transmissão, ligada a um estabelecimento hoteleiro situado no concelho de Ponta Delgada, conta com quatro casos positivos, sendo dois do sexo feminino, de 25 e 54 anos, e dois do sexo masculino, de 25 e 26 anos.

Na ilha Terceira, no contexto da cadeia de transmissão associada a um restaurante na freguesia de São Mateus, foram diagnosticados cinco casos positivos, nomeadamente uma mulher de 54 anos, e quatro homens, com idades entre os 17 e 59 anos, um deles através de teste realizado no final do período de 14 dias de isolamento profilático.

No concelho da Praia da Vitoria, na ilha Terceira, no contexto de uma nova cadeia de transmissão reportada na terça-feira, foram diagnosticados dois indivíduos do sexo feminino, de 31 e 51 anos.

A Autoridade de Saúde Regional, refere ainda que foram diagnosticados, na ilha de São Miguel, dois indivíduos do sexo feminino, de 36 e 58 anos, estando os casos em investigação epidemiológica.

Importa referir que todos os contactos próximos das cadeias e dos casos em investigação epidemiológica cumpriam isolamento profilático desde a sua identificação pela Delegação de Saúde Concelhia.


16 cadeias de transmissão ativas nos Açores

A Região conta com 16 cadeias de transmissão ativas, sendo nove na ilha de São Miguel, quatro na ilha Terceira, duas partilhadas entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge e uma na ilha de São Jorge.


Nove recuperações nas últimas 24 horas

Foram registadas nove recuperações nas últimas 24 horas, sendo seis na ilha de São Miguel, correspondentes a dois indivíduos do sexo feminino, de 25 e 60 anos, e quatro indivíduos do sexo masculino, entre os 27 e 55 anos; duas na ilha Terceira, uma mulher de 38 anos e um homem de 17 anos; e uma na ilha de São Jorge, um homem de 25 anos. Assim, a Região conta com 360 recuperações a 360.


12 internamentos

No que diz respeito a internamentos, os Açores registam um total de 12, mais dois do que ontem, sendo 9 no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, e três no Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo, ilha Terceira.

Até ao momento, foram detetados na Região 679 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, verificando-se atualmente 360 casos recuperados e 226 casos positivos ativos, dos quais 185 na ilha de São Miguel, 31 na ilha Terceira, seis na ilha de São Jorge, um na ilha do Pico, dois na ilha do Faial e um na ilha de Santa Maria.

Cerca de 2090 pessoas encontram-se em vigilância ativa.







PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados