Açoriano Oriental
Abel Ferreira garante Sporting de Braga com "força mental" para jogar na Luz

Abel Ferreira garantiu este sábado um Sporting de Braga com "força mental" para jogar no terreno do Benfica, no domingo, em jogo da 14.ª jornada da I Liga de futebol, e fez a defesa de Rui Vitória.


Abel Ferreira garante Sporting de Braga com "força mental" para jogar na Luz

Autor: Lusa/Ao online

O treinador dos minhotos prometeu uma equipa "focada no que tem que fazer" diante dos ‘encarnados' e, sobretudo, "no forte jogo coletivo e com força mental para lidar com as adversidades que o jogo pode trazer".

"Gostamos de desafios e de melhorar a cada dia, e se queremos ser melhores temos de desafiar os melhores no jogo e no resultado", disse na antevisão da partida.

Confrontado com o futebol menos entusiasmante que o Benfica tem apresentado, como foi exemplo o recente jogo da Taça de Portugal com uma exibição ‘cinzenta' e um ‘magro' triunfo frente ao Montalegre, equipa do Campeonato de Portugal (1-0), Abel Ferreira defendeu Rui Vitória das críticas.

"É uma equipa que tem qualidade, [o Rui Vitória] é o treinador que ganhou mais em menos tempo no Benfica. Só conheço uma equipa que tenha sido campeão com jogadores da formação, no mínimo mais do que cinco, a titulares, que foi o FC Barcelona do Guardiola. Eu já joguei numa equipa que tinha jogadores da formação e sei o que ganhei", deixou, numa referência implícita ao Sporting.

O Sporting de Braga apenas ganhou uma vez em casa do Benfica para o campeonato, em 1954, sendo que nessa altura o jogo foi no Estádio Nacional, em Oeiras, pelo que vencer, no domingo, na Luz seria inédito em termos de campeonato para os ‘arsenalistas': "É mais um desafio para nós, porque não?", considerou Abel Ferreira no dia do seu 40.º aniversário.

Em terceiro lugar no campeonato, com mais um ponto do que o Benfica, a dois do Sporting, segundo classificado, e a três do líder FC Porto, o técnico fez uma avaliação dos três ‘grandes'.

"Temos um FC Porto fortíssimo, superexperiente, com 14 vitórias seguidas, um Sporting ‘levezinho', com identidade boa, a jogar bem e a fazer golos, e um Benfica que, as pessoas falam, falam, falam, mas vai em seis jogos a marcar, a ganhar e sem sofrer golos, e um Braga pelo meio", referiu.

Numa referência a uma candidatura ao título, Abel Ferreira lembrou mais uma vez que o Sporting de Braga quer "fazer o que ainda não foi feito e que o melhor ainda está para chegar", mas frisou: "lutamos com armas diferentes, o que não significa que não tenhamos a ambição, o desejo, a intenção e a ação de mostrar em cada jogo o que queremos".

Na terça-feira, os bracarenses tiveram de disputar o prolongamento, com menos uma unidade, para garantir a qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Setúbal (1-0), mas para Abel Ferreira isso "não vai pesar a nível físico".

Sporting de Braga, terceiro classificado com 30 pontos, e Benfica, quarto com 29, defrontam-se no domingo, às 17:30 no Estádio da Luz, em Lisboa.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados