Autor: Made in Açores
A primeira semente que viria a dar origem à Ignae Skincare foi plantada em 2009 e traçou um propósito que é, ainda hoje, o que orienta toda a marca.
“Sabíamos, desde o início, o que queríamos fazer, que era lançar uma marca de cosmética com ingredientes dos Açores”, resume Miguel Pombo, o pai do projeto. Como tantos outros açorianos, foi quando saiu da ilha que percebeu o potencial que esta guardava.
Na Bélgica, enquanto trabalhava para uma consultora que tinha como clientes várias multinacionais na área da cosmética, começou a aperceber-se do interesse que existia em produtos que sabia existirem no arquipélago e da falta de resposta para essa procura. Foi assim que decidiu voltar a casa, desta vez com uma missão: a de começar algo em que ainda ninguém tinha apostado nos Açores. Juntou uma equipa 100% açoriana, começou a fazer experiências, a prototipar e em 2017 foi oficialmente lançada a Ignae.
“As pessoas têm a ideia que ser o primeiro a entrar facilita mas nós tivemos de quebrar muitas barreiras e até algum preconceito que havia em relação a uma pequena empresa dos Açores a fazer cosméticos”, confessa Miguel Pombo.
Apesar da curiosidade nacional e internacional, explica que as portas só se abriram verdadeiramente quando começaram a conquistar o público norte-americano. “Uma das nossas primeiras clientes foi uma esteticista muito famosa, de várias celebridades, chamada Joanna Czech”, explica, reconhecendo a importância que a mesma teve para elevar a Ignae a outro nível. “Ela veio aos Açores para nos conhecer melhor e aos nossos produtos. Nesse mesmo ano, usou-os na MET Gala, em Nova Iorque, em várias personalidades muito conhecidas, como a Kim Kardashian e a Christy Turlington”, relata.
Desde então, o crescimento tem sido exponencial mas as origens mantém-se e são, garante Miguel Pombo, o que torna a marca especial. “Desde o início que usamos a água termal, o extrato das folhas das camélias, o óleo das sementes, todos recolhidos no Parque Terra Nostra, nas Furnas. São todos ingredientes com grande eficácia”, sublinha, acrescentando que, apesar de serem os protagonistas, os ingredientes não são o único segredo da Ignae.
“Desenvolvemos uma tecnologia de entrega de ingredientes que os torna viáveis e aumenta a sua eficácia na medida em que penetram na pele e produzem um efeito regenerativo. No fundo, conseguimos tornar os ingredientes dos Açores mais eficazes por via dessa tecnologia patenteada e é isso que nos diferencia”, afirma Miguel Pombo que acredita ser esta a peça chave para o sucesso internacional. Destaca, neste aspeto, o papel fundamental da investigação e das universidades com quem mantêm parcerias, também elas espalhadas nos quatro cantos do mundo, desde a dos Açores, à de Nápoles, na Itália e, mais recentemente, duas universidades chinesas ligadas ao mar, que já estão a ajudar a descobrir novos ingredientes.
Os produtos da Ignae, desde séruns a cremes, máscaras e desmaquilhantes, têm como principal mercado negócios como hotéis e spas, muito deles de renome mundial embora, confessa Miguel Pombo, o mercado português tenha sempre para ele particular importância, sobretudo por uma questão emocional.
Vê com agrado uma gradual aproximação dos açorianos, dizendo que já há quem tenha optado por substituir marcas estrangeiras com quem trabalhavam há vários anos pela Ignae. “É muito satisfatório. Quer dizer que identificam nos nossos produtos a mesma qualidade, pelo menos o suficiente para confiarem em nós”, afirma.
Ao falar de futuro, Miguel Pombo não esconde o entusiasmo e revela a descoberta de um novo extrato capaz de inibir o processo de envelhecimento das células. “Descobrimo-lo há dias. Foram três, para ser mais exato, mas uma das substâncias tem um efeito particularmente notório”, anuncia, afirmando ter em mãos uma fórmula que dá resposta a uma das grandes questões da cosmética atual, a da inibição da senescência (envelhecimento) celular.
“Temos já vários ingredientes que nos vão permitir lançar produtos únicos no mundo durante o próximo ano ou dois. Vai ser um grande pulo qualitativo, não só pelos ingredientes como pela própria forma de os entregar. Brevemente vamos fazer uma divulgação mais alargada mas isto tem poucos dias”, justifica.
A procura por uma eterna juventude continua. Miguel Pombo garante que a Ignae continuará a ter a natureza dos Açores como aliada para encontrar novas e melhores respostas, fundadas na ciência e no respeito pelo ambiente. Seja num hotel em Nova Iorque, num spa de luxo em Hong Kong ou nos tratamentos do Hotel Terra Nostra, os Açores ficam, assim, 'impressos' na pele de quem as usa, num cuidado que fica bem mais do que à superfície, e é reflexo do amor à terra e tudo o que ela consegue dar.