Escola

Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Selva Coragem

O Quiosque em frente ao «Liceu» foi palco de uma cocriação com a comunidade durante o festival Tremor.

O Teatro Do Frio e o Tremor juntaram-se a professores e alunos da Escola Secundária Antero De Quental e convocaram habitantes de Ponta Delgada e de São Miguel a participar, de 22 a 28 de março, na transformação do Quiosque em frente ao «Liceu».


O Teatro Do Frio e o Tremor juntaram-se a professores e alunos da Escola Secundária Antero De Quental e convocam habitantes de Ponta Delgada e São Miguel a participar na transformação de um espaço da cidade!
O Quiosque em frente ao «Liceu» foi palco de uma cocriação com a comunidade durante o festival Tremor.

São Miguel respondeu com eficácia e empenho ao apelo: «Traz a tua planta. Juntos construímos uma Selva Coragem». Durante esta semana de março,  foram acolhidas a maior parte das plantas que permitiram a criação de «uma selva de todos para todos». Emprestaram-se vasos pequenos, grandes, médios. Suculentas, com e sem flor. Vasos de quem confiou uma planta que tinha por casa. Esta bio Instalação, da responsabilidade do coletivo Teatro do Frio, deu origem a um lugar de contemplação e imaginação.
«Enfocando o encontro entre indivíduos, esta versão do Selva Coragem no Quiosque apelou à suspensão, à escuta e à contemplação do que de vital pulsa desde o interior da vida envasada. Vislumbrar no dentro do dentro da artificialidade a fissura, a respiração, a potência e a possibilidade de ser Vivo.»
A Bio instalação foi visitada, diariamente, até ao dia 1 de abril, entre as 12h e as 22h.

Na sexta-feira, dia 31, às 20h, organizou-se, de forma espontânea, um encontro no Quiosque, de exploração do espaço, para desenhar, fotografar, ler, olhar, ouvir ou até para estar. Neste encontro, de natureza intimista, estiveram com o Teatro do Frio visitantes diversos, os alunos de Artes Visuais da Escola Secundária Antero de Quental, os UrbanSketchers Açores e Inger Hannisdal, violinista e compositora norueguesa, num exercício de improviso, marcando de forma indelével aquele momento de verdadeira partilha.

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

“Precisamos de políticas que permitam a fixação dos jovens ou a atração de jovens de outras geografias”
“Precisamos de políticas que permitam a fixação dos jovens ou a atração de jovens de outras geografias”
João Dâmaso Moniz é diretor-geral da Escola Profissional da Ribeira Grande. Foi neste contexto que liderou a lista única, com várias escolas, candidata à Associação de Escolas Profissionais dos Açores, tendo sido eleito presidente da direção da AEPA no passado dia 12 de dezembro para os próximos três anos. Em entrevista ao Açoriano Oriental, João Dâmaso Moniz fala dos desafios que se colocam atualmente ao ensino profissional nos Açores.
Plantel do Santa Clara em protesto com a Liga
Plantel do Santa Clara em protesto com a Liga
O plantel do Santa Clara manifestou ontem o seu desagrado por estar a ser “obrigado”, pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a jogar  frente aoArouca, menos de 72 horas após o final do duelo frente aoSporting, que só terminou após prolongamento.