Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Higiene do Sono


COVID

No decorrer do primeiro período letivo, a turma 6.º G da EBI Canto da Maia abordou a “Higiene do Sono”, do domínio “Saúde”, em Cidadania e Desenvolvimento. De entre as várias atividades realizadas, com o contributo de diversas áreas curriculares, realça-se o inquérito elaborado pelos alunos e partilhado com os colegas das turmas de sexto ano.

Os alunos da turma 6ºG da escola EBI Canto da Maia criaram um questionário sobre a higiene do sono. O inquérito foi partilhado a partir dos computadores de uma das salas de informática da escola e este foi respondido por 230 alunos, do 6º ano.

A primeira pergunta deste inquérito questionava se os alunos iam para a cama todos os dias à mesma hora:   98 dos alunos responderam “sim”, outros 25 responderam “não” e 109 responderam “às vezes”.

A segunda questão era: “Antes de ir dormir tenho sempre a mesma rotina”. Assim, 155 alunos responderam “sim”, 26 responderam “não” e 51 “às vezes”.

A terceira questão era se o quarto dos respetivos alunos era calmo e silencioso:  186 dos alunos responderam “sim”, 11 responderam “não” e 36 responderam “às vezes”.

Na quarta questão, perguntaram se os alunos desligavam todos os aparelhos eletrónicos antes de dormir: 151 dos alunos responderam “sim”, 33 “não” e 48 “às vezes”.

E a quinta e última pergunta perguntava se evitavam ingerir alimentos e bebidas com açúcar. Ao que 134 dos alunos responderam “sim”, 16 responderam “não” e 82 “às vezes”.

Analisados os resultados, verificou-se que a maioria dos alunos mantem uma rotina de sono. A maioria manifestou que os seus quartos são calmos e silenciosos. Sendo uma das condições fundamentais para terem um sono repousado o evitar estimulantes, sejam aparelhos eletrónicos ou alimentos.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Líder do Governo dos Açores valoriza abertura do PS para ser parte da solução da SATA
O presidente do Governo dos Açores valorizou a abertura do PS para ser “parte da solução” no futuro da SATA e em outros assuntos da governação e elogiou o sentido de responsabilidade para evitar a greve na companhia aérea
 
Marco Martins candidata-se à Praia da Vitória com foco no reforço do investimento
O cabeça de lista do PS à Câmara Municipal da Praia da Vitória, Marco Martins, defende que é preciso acabar com o negativismo no concelho, assumindo como prioridade o reforço do investimento
 
Bolieiro elogia empenho da cônsul para manter consulado dos EUA em Ponta Delgada
O presidente do governo açoriano, José Manuel Bolieiro, elogiou o “empenho” da cônsul Margaret C. Campbell para manter o consulado norte-americano em Ponta Delgada, adiantando que aquela representação vai ter novo responsável a partir de agosto
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.