Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Higiene do Sono


COVID

No decorrer do primeiro período letivo, a turma 6.º G da EBI Canto da Maia abordou a “Higiene do Sono”, do domínio “Saúde”, em Cidadania e Desenvolvimento. De entre as várias atividades realizadas, com o contributo de diversas áreas curriculares, realça-se o inquérito elaborado pelos alunos e partilhado com os colegas das turmas de sexto ano.

Os alunos da turma 6ºG da escola EBI Canto da Maia criaram um questionário sobre a higiene do sono. O inquérito foi partilhado a partir dos computadores de uma das salas de informática da escola e este foi respondido por 230 alunos, do 6º ano.

A primeira pergunta deste inquérito questionava se os alunos iam para a cama todos os dias à mesma hora:   98 dos alunos responderam “sim”, outros 25 responderam “não” e 109 responderam “às vezes”.

A segunda questão era: “Antes de ir dormir tenho sempre a mesma rotina”. Assim, 155 alunos responderam “sim”, 26 responderam “não” e 51 “às vezes”.

A terceira questão era se o quarto dos respetivos alunos era calmo e silencioso:  186 dos alunos responderam “sim”, 11 responderam “não” e 36 responderam “às vezes”.

Na quarta questão, perguntaram se os alunos desligavam todos os aparelhos eletrónicos antes de dormir: 151 dos alunos responderam “sim”, 33 “não” e 48 “às vezes”.

E a quinta e última pergunta perguntava se evitavam ingerir alimentos e bebidas com açúcar. Ao que 134 dos alunos responderam “sim”, 16 responderam “não” e 82 “às vezes”.

Analisados os resultados, verificou-se que a maioria dos alunos mantem uma rotina de sono. A maioria manifestou que os seus quartos são calmos e silenciosos. Sendo uma das condições fundamentais para terem um sono repousado o evitar estimulantes, sejam aparelhos eletrónicos ou alimentos.

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados