Açoriano Oriental
Vitoriano Falcão vence eleições na Unileite

Lista B vence ato eleitoral realizado na sexta-feira, dia 14 de outubro, com 46 votos, mais seis que a Lista A, de Pedro Tavares

Vitoriano Falcão vence eleições na Unileite

Autor: Nuno Martins Neves

O empresário agrícola Vitoriano Falcão é o novo presidente do Conselho de Administração da Unileite, União das Cooperativas Agrícola de Laticínios da ilha de São Miguel.

Nas eleições realizadas na sexta-feira, dia 14 de outubro, o candidato da Lista B, e presidente da Cooperativa do Bom Pastor, arrecadou 46 votos dos delegados que compareceram no ato eleitoral.

Falcão derrotou o presidente demissionário, Pedro Tavares, cuja Lista A só recebeu 38 votos. Segundo informações recolhidas junto do presidente da Mesa da Assembleia, Narciso Massa, houve dois votos nulos e um dos 87 delegados não apareceu.

Segundo Narciso Massa, o ato eleitoral decorreu dentro da normalidade, sendo que a tomada de posse dos novos órgãos sociais deverá ocorrer até ao final do mês de outubro.

De recordar que as eleições na Unileite foram precipitadas após a destituição do conselho de administração liderado por Pedro Tavares, numa assembleia-geral extraordinária que decorreu em julho.

Na origem do pedido de destituição esteve críticas à gestão dos últimos três anos, ou seja, desde que Pedro Tavares assumiu os destinos da Unileite, em 2019. A proposta foi votada favoravelmente por uma diferença de nove votos.

A 16 de agosto, realizou-se o ato eleitoral, que terminaria com um empate a 37 votos entre os candidatos Vitoriano Falcão e Pedro Tavares, com Américo Oliveira, o terceiro candidato, a recolher apenas 11 votos.

Perante a situação de impasse, não prevista nos estatutos, foi decidido realizar novo ato eleitoral, agora com apenas duas listas, após a desistência da candidatura de Américo Oliveira.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados