Promoção do turismo

Vinte táxis de Madrid testam tradutor falante em 12 idiomas


 

Lusa / AO online   Internacional   28 de Set de 2007, 17:26

Vinte táxis de Madrid começam esta semana a testar um novo sistema electrónico capaz de reconhecer e traduzir 12 idiomas e facilitar a comunicação entre motoristas e passageiros que não falem espanhol.

A iniciativa da Comissão Europeia em Espanha coincide com o Dia Europeu das Línguas e pode, no futuro, abranger os 15 mil táxis da capital espanhola.

José Luis Gonzalez, responsável da representação da CE em Espanha explicou que os sistemas, a um custo de 200 euros por unidade, poderão ajudar a facilitar a comunicação.

"Mais de 500 mil pessoas usam táxis por dia e muitos são estrangeiros que, em alguns casos, não sabem falar espanhol", explicou.

O tradutor - em português, japonês, chinês, coreano, holandês, polaco, russo, alemão, inglês, francês e italiano - é capaz de reconhecer mais de 400 mil palavras, contando com correcção automática para idiomas europeus.

Consiste em dois microfones, um para o passageiro e outro para o motorista que falam nas respectivas línguas maternas, ouvindo-se depois a tradução em espanhol num sistema de colunas instalado no táxi.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.