Autor: André Medina
O Santa Clara perdeu, no passado sábado, na receção ao Sporting, por 0-1, em partida da 29.ª jornada da I Liga. No final da partida, Vasco Matos marcou presença na conferência de imprensa, onde foi confrontando com a análise de Rui Borges - o treinador “leonino” afirmou que o Sporting foi a “única equipa que tentou vencer” e que o Santa Clara limitou-se a defender em bloco baixo, à procura do erro “leonino” -, deixando duras críticas às palavras do treinador do Sporting e sublinhando que os “verdes e brancos” tinham a “obrigação de fazer muito mais”.
“Fizemos um grande jogo. O treinador do Sporting aqui nos Açores já teve um dissabor e, mesmo no final desse jogo, também já tinha feito uma análise que não teve a ver com o que se passou. Em relação a este jogo, claro que o Sporting, campeão em título, contra uma equipa como a nossa, que vem da II Liga, se calhar tem obrigação de fazer muito mais. A vitória do Sporting não está em causa, mas se quis desconsiderar a nossa equipa, não vejo razões para tal”, atirou o treinador dos “encarnados”.
No que diz respeito ao duelo, que foi decidido por Geny, aos 50 minutos, o técnico de 44 anos considerou a partida muito “equilibrada”e“dividida”, sendo que o Sporting acabou por chegar à vantagem numa transição ofensiva em ataque rápido, momento do jogo onde havia alertado para a qualidade e eficácia dos “leões”, na antevisão ao jogo.
“Foi uma primeira parte muito equilibrada, muito dividida. A nossa equipa bem organizada. Fizemos uma primeira parte muito competente. No momento em que perdemos bola, num momento em que o Sporting é forte, as transições ofensivas em ataque rápido, conseguiu chegar ao golo. A partir do golo, o Sporting ganhou algum ascendente até fazermos algumas alterações para equilibrar mais o jogo”, afirmou o técnico na sala de conferências do Estádio de São Miguel.
Numa partida marcada pela estreia oficial de Wendel Silva - o avançado de 24 anos que chegou por empréstimo do FC Porto em janeiro entrou aos 75 minutos para o lugar de Vinícius -, o Santa Clara acabou por averbar a segunda derrota consecutiva no campeonato e desceu, por isso, ao sexto lugar, sendo ultrapassado pelo Vitória de Guimarães, que venceu na passada sexta-feira no reduto do Gil Vicente, situação que não mereceu grande preocupação por parte de Vasco Matos, que sublinhou que o objetivo inicial da equipa foi alcançado“muito cedo”.
“Acredito naquilo que trabalhamos todos os dias e naquilo que hoje voltamos a fazer em campo. Uma equipa extremamente competitiva, extremamente ambiciosa. Olhámos o adversário olhos nos olhos. Não nos encolhemos. (…) Não olhámos para a classificação. Tínhamos um objetivo inicial, que foi alçando bastante cedo. Mérito de toda a gente aqui dentro”, finalizou.
-
Governo paga 200 milhões de dívidas em atraso a fornecedores na saúde
Autorizações da República à Região para ir à banca transformar dívida comercial em dívida financeira permitiram regularizar os pagamentos na saúde, nalguns casos em atraso desde 2012
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”