Vasco Cordeiro anuncia conclusão da Rede Regional de Sangue este ano em todas as ilhas

Vasco Cordeiro anuncia conclusão da Rede Regional de Sangue este ano em todas as ilhas

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   29 de Abr de 2019, 12:22

A Rede Regional de Sangue vai ser alargada a todas as ilhas do Açores, ainda este ano, o que vai permitir a cobertura integral da Região por reservas de sangue disponíveis para situações de emergência, anunciou esta segunda-feira Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores.

“Gostaria de anunciar que, até final de 2019, o Governo dos Açores assume o compromisso de concluir esta rede com a instalação de mais duas reservas - no Corvo e na Graciosa -, onde os processos se encontram na fase de inventariação do equipamento necessário”, adiantou Vasco Cordeiro, que falava após a assinatura de um protocolo de colaboração na área da Medicina Transfusional entre o Hospital do Divino Espírito Santo e a Unidade de Saúde de Santa Maria.


De acordo com nota do executivo, atualmente estão em pleno funcionamento na Região três Bancos de Sangue nos hospitais e quatro reservas de sangue, que, além do Centro de Saúde de Vila do Porto, contemplam as Unidades de Saúde do Pico, de São Jorge e das Flores.


“Com a abertura desta nova valência na Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, o Governo cumpre também o objetivo de criar as condições para a cobertura integral dos Açores por uma Rede Regional de Sangue”, salientou Vasco Cordeiro, citado na mesma nota, no início da visita estatutária do Executivo a Santa Maria.

Por outro lado, o Presidente do Governo, destacou o dinamismo que as Associações de Dadores de Sangue das ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Faial têm imprimido a esta causa, através da sensibilização e da angariação de novos dadores, através da forma inovadora como chegam à recolha de sangue, através de brigadas em algumas ilhas.


“É também graças a esta parceria entre o Serviço Regional de Saúde e a sociedade açoriana que podemos afirmar que a Região tem atualmente reservas de sangue estáveis”, assegurou o Presidente do Governo, ao adiantar que, só no ano passado, os cerca de 5.000 dadores ativos inscritos nos hospitais dos Açores foram responsáveis pela disponibilização de mais 3.500 dádivas.


Após esta cerimónia, Vasco Cordeiro visitou as obras de reabilitação do Cinema do Aeroporto, um investimento de cerca de 4,5 milhões de euros que vai dotar a ilha de Santa Maria de "um espaço multifuncional” ligado à Cultura.


“Esta obra enquadra-se no objetivo de preservação de um espaço que faz parte da memória de Santa Maria, agora adaptado com novas tecnologias e dotado de comodidade e segurança para servir o seu objetivo”, afirmou.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.