Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro acusa PSD/Açores de não apresentar "soluções"
O presidente do PS nos Açores, Vasco Cordeiro, acusou o PSD de não apresentar soluções, ainda em resposta às críticas do partido da oposição relativas aos números mais recentes do desemprego na região.
Vasco Cordeiro acusa PSD/Açores de não apresentar "soluções"

Autor: Lusa/AO online

 

"É estranho assistir ao discurso de alguns que se prendem apenas com a parte do problema, mas que nunca são capazes de dar um passo significativo na construção de soluções. Fique o PSD/Açores com a parte do problema, que o Partido Socialista e o seu governo continuarão a trabalhar na parte das soluções", frisou.

Vasco Cordeiro, que é também presidente do Governo Regional, discursava na sessão de abertura das jornadas parlamentares do PS/Açores sobre o Plano e Orçamento para 2014 da região, que decorrem na ilha Terceira.

O líder regional socialista reiterou que o executivo açoriano vai dar uma "atenção permanente" às medidas que ajudem a manter ou criar empregos.

Nesse sentido, salientou que em 2014 o Governo Regional vai mobilizar 75% do investimento público para "enfrentar e para vencer dois grandes desafios: em primeiro lugar, a empregabilidade dos açorianos e a competitividade e, em segundo lugar, a qualificação e a inclusão social".

"Neste momento em que tantos gostam de dizer que estão reunidos à volta do Plano e do Orçamento da nossa região, o PS reúne-se não para falar mal do Governo, mas para discutir e construir as melhores soluções para o futuro dos Açores", frisou.

Vasco Cordeiro destacou também o investimento previsto para 2014 no apoio social, realçando que o executivo vai afetar 25 milhões de euros para apoiar mais de 34 mil idosos e 19 milhões de euros na remuneração complementar para 13 mil funcionários públicos, que considerou "um dos setores mais martirizados" da sociedade.

Criticando os que acham que "é sempre tudo muito pouco" e que "nunca nada é positivo", o líder regional socialista frisou que entre 2009 e 2013 os governos do PS nos Açores aumentaram o complemento regional de pensão em 22%.

"A questão não é de valor, não é de montante financeiro, é de recursos que servem açorianas e açorianos muito concretos, que vivem nestas nove ilhas e que contam com estes apoios, com estas medidas do Partido Socialista, para ultrapassar esta fase difícil que vivemos", salientou.

Por sua vez, o líder da bancada parlamentar do PS na Assembleia Legislativa dos Açores, Berto Messias, criticou o "desmerecimento lamentável" por parte de alguns partidos regionais do Plano e Orçamento para 2014, realçando o investimento no apoio social.

"Quando em Portugal continental se corta a torto e a direito, quando na Europa, em muitos países, a palavra de ordem é cortar apoios sociais, no meio deste cenário, haver um governo que tem a capacidade de manter, e nalguns casos aumentar, os apoios sociais que temos, acho que é um facto de grande relevância política e um facto que deve ser motivo de satisfação para todos os agentes do sistema político dos Açores", frisou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados