Autor: Lusa/AO Online
A Ribeira Grande foi o primeiro município açoriano a cooperar na expansão e funcionamento dos ‘Ciclos de Aprendizagem ao Longo da Vida’, tendo as aulas da Universidade Sénior contado no ano passado com 40 alunos.
‘Introdução à Informática’, ‘Os Açores vistos através da Literatura’, ‘A Força do Riso’, ‘Arte Contemporânea’ e Percursos e Tendências’ foram as ofertas formativas na Ribeira Grande em 2008.
“A ideia é disponibilizar oportunidades de aprendizagem e divulgar a cultura”, frisou uma fonte do município em declarações à Lusa.
Este ano, o primeiro curso, com as áreas de Inglês, Língua e Cultura I, começa segunda-feira com 14 alunos, terminando a 1 de Fevereiro.
As aulas realizam-se à segunda-feira, num total de 20 horas.
Até Junho vão também ser leccionadas aulas de Fotografia, Património e Cultura Açoriana e Informática.
A Universidade dos Açores promove há seis anos cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida, um ciclo de formação que já envolveu cerca de 1.500 alunos seniores.
A academia açoriana foi pioneira entre as universidades públicas portuguesas na criação de um programa com alunos seniores que não tem pré-requisitos académicos e permite aos alunos escolher várias ofertas formativas.
No quadro deste programa, os alunos frequentam também seminários e conferências ao longo do ano, dispondo ainda de espaços de dança, coro, ioga e teatro.