Autor: Lusa
Segundo José Manuel Bolieiro, a edição de 2024 da iniciativa, que juntará três dezenas de jovens de todo o arquipélago na ilha de São Miguel, é “bastante rica, enriquecedora e auspiciosa”, tendo também em conta a qualidade dos palestrantes, que abordarão temas como agricultura, serviços, economia azul (mar) e economia espacial.
Na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, o líder do PSD açoriano disse que o partido vê na JSD “um porta-voz de excelência das ambições e, sobretudo, também das expectativas da juventude, das críticas, das queixas, das sugestões".
“O Pacote + Jovem e todas as políticas de juventude que, quer o 13.º Governo, quer o 14.º Governo dos Açores têm desenvolvido, tem tido um muito bom contributo, não só das conclusões das diferentes edições da Universidade de Verão da JSD, mas da própria JSD”, referiu.
Assim, José Manuel Bolieiro salientou que o PSD “confia nos jovens dos Açores e acredita no potencial da juventude açoriana para ganhar o futuro do sucesso dos Açores”.
A Universidade de Verão, que incluirá sessões no Teatro Micaelense, almoços, jantares, conferências, momentos de formação e visitas de estudo, contará com a participarão de mais de 30 jovens de todas as ilhas do arquipélago, segundo o líder da JSD/Açores, Luís Raposo.
O responsável adiantou aos jornalistas que a iniciativa “assume-se, ano após ano, como a maior e melhor escola de formação política e cívica dos Açores”, lembrando que, com as dez edições anteriores, será ultrapassada “a barreira dos 300 formandos”.
A iniciativa “decorre num momento sem paralelo nos Açores, no que respeita a políticas de juventude”, assumiu.
“Continuaremos o nosso trabalho nesta edição, conscientes de que somos a verdadeira voz da juventude açoriana e o nosso compromisso é que, no final desta edição, possam sair mais ideias, mais contributos, mais propostas e também compromissos para a juventude dos Açores”, disse.
Em relação ao programa, Luís Raposo, adiantou que a sessão de abertura terá lugar pelas 11:30 locais (12:30 em Lisboa) do dia 29 de agosto e o encerramento ocorrerá pelas 10:00 locais (11:00 em Lisboa) do dia 01 de setembro.
Durante a Universidade de Verão serão escutadas intervenções do eurodeputado Paulo Nascimento Cabral (“O caminho para a sustentabilidade e independência energética”), da secretária de Estado do Mar Lídia Bulcão (“O conhecimento profundo do meio marinho”) e de Luís Marques Mendes (“Integração e trabalho”), entre outros.