Trump visto como "inimigo da Europa" em sete países da UE

A maioria dos cidadãos inquiridos em sete países da União Europeia (UE) considera o Presidente norte-americano um “inimigo da Europa”, segundo uma sondagem publicada pela revista francesa de geopolítica Le Grand Continent



Dos inquiridos, 51% classificam Donald Trump como hostil, enquanto apenas 8% o consideram um “amigo da Europa”, de acordo com o estudo do instituto Cluster17.

Outros 39% responderam “nem uma coisa nem outra” e 2% não souberam responder, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

O inquérito foi realizado entre 13 e 19 de janeiro junto de 7.498 pessoas em França, Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha, Dinamarca e Polónia, num momento marcado pelas declarações de Trump sobre a intenção de adquirir a Gronelândia.

Trump afirmou, entretanto, que não utilizaria a força para conseguir o controlo da Gronelândia, uma ilha do Ártico que tem o estatuto de território autónomo da Dinamarca.

Tanto a Dinamarca como a Gronelândia são aliadas dos Estados Unidos na aliança de defesa ocidental NATO.

A perceção de hostilidade é maioritária em seis dos sete países analisados pelo estudo divulgado pela revista francesa.

A Polónia é a exceção, onde apenas 28% dos inquiridos veem Trump como um inimigo.

No país vizinho da Rússia e tradicionalmente próximo de Washington por razões de segurança, 48% dos polacos consideram que Trump não é nem amigo nem inimigo.

Já na Dinamarca, historicamente um dos aliados mais fiéis dos Estados Unidos mas atualmente sob pressão devido à Gronelândia, 58% dos cidadãos veem Trump como um inimigo, um valor próximo dos registados em Espanha e em França (55%).

Quanto à estratégia que a UE deve adotar, os europeus dividem-se: 46% defendem a “oposição” aos Estados Unidos e 44% preferem o “compromisso”, enquanto apenas 10% apoiam o “alinhamento”.

Perante o aumento da tensão internacional, uma larga maioria de 73% defende que a UE “deve contar apenas consigo própria” para garantir a defesa, sem depender do apoio dos Estados Unidos.

Apenas 22% acreditam que a Europa ainda pode contar com o aliado transatlântico.

Os Estados Unidos, principal potência mundial e nuclear, são o pilar da NATO, organização a que pertencem todos os países incluídos na sondagem.

Após décadas de desinvestimento na defesa, os países europeus enfrentam uma situação de dependência de Washington, que há vários anos exige que a Europa assuma uma maior responsabilidade pela sua própria proteção.

PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor