Autor: Susete Rodrigues/Gacs
De acordo com nota do Gacs desta manhã de terça-feira, Luís Cabral, que falava ontem, em Ponta Delgada, na abertura da conferência “As novas respostas dos bombeiros aos riscos de fenómenos meteorológicos”, afirmou que “terminado o período de formação que decorreu ao longo do corrente ano, está tudo pronto para avançar".
Luís Cabral salientou que, durante a primeira semana, o processo será acompanhado por elementos do Manchester Triage Group e do Grupo Português de Triagem, para “aferir da validade da formação dos profissionais que vão desempenhar essa funções e da eficácia do sistema que foi desenhado”.
A triagem é feita segundo um algoritmo internacional certificado que “garante o correto encaminhamento dos utentes”, pode-se ler na nota.
Esta é a primeira fase do call-center da saúde, que vai permitir, em simultâneo, uma triagem para as situações de emergência e o aconselhamento telefónico às pessoas que necessitem de tirar alguma dúvida sobre uma situação de saúde não urgente.
Até ao final deste ano está previsto o início de um projeto piloto de articulação com as equipas de cuidados domiciliários, no sentido de se deslocarem a casa dos doentes considerados não urgentes, no próprio dia, evitando assim deslocações desnecessárias às urgências hospitalares.