Autor: Lusa/AO Online
O acidente com o navio "São Jorge" ocorreu cerca das 00h34 locais de terça-feira, poucos minutos após ter saído do porto da Praia da Graciosa e embater com o casco, levando à imobilização da embarcação que deveria ter atracado em São Roque do Pico.
O navio, que faz o abastecimento de combustíveis às ilhas do grupo central e ilha das Flores, sofreu um rombo no casco, que foi, entretanto, selado através de operações de soldadura subaquática.
Segundo a Transinsular, essa intervenção "estabilizou definitivamente o navio", permitindo o reboque para o Porto da Praia da Vitória, "em total segurança", uma operação que se iniciou, "na quinta-feira, estando prevista a chegada à Terceira hoje".
Num comunicado enviado às redações, a Transinsular adianta que o navio acidentado vai ser substituído pelo “Nordic Sira” nas operações de abastecimento de combustíveis à Região Autónoma dos Açores, enquanto o São Jorge "estiver a ser reparado".
O navio-tanque “Nordic Sira” está "perfeitamente adequado ao abastecimento e às especificidades dos portos dos Açores e chega a Ponta Delgada já na próxima semana", lê-se no comunicado do armador português de transporte marítimo de cargas.
A Transinsular reitera que "não haverá falta destas matérias-primas durante a paragem do navio “São Jorge”, em consequência do incidente ao largo do Porto da Graciosa.
Após a chegada do navio acidentado à Terceira, a Transinsular "irá proceder à descarga do combustível seguindo-se, em tempo útil, o reboque do navio São Jorge para o continente para ser reparado, em estaleiro".
No mesmo comunicado a Transinsular agradece "a colaboração e o empenho de todas as entidades competentes na resolução deste caso de forma rápida e segura".