Trabalhadores da SATA iniciam greve

Os trabalhadores de terra da SATA iniciam hoje uma greve às horas extraordinárias, que se prolonga até 10 de Agosto, um protesto que obrigou a administração da companhia açoriana a reorganizar o apoio aos passageiros.


Convocada pelo SITAVA, esta paralisação parcial pretende protestar contra a intenção de segmentar o grupo de transporte aéreo açoriano.

    O sindicato alega que esta segmentação vai permitir isolar áreas de negócio apetecíveis ao investimento privado, caso da assistência em escalas (handling).

    Além do trabalho suplementar, a greve prevê a entrada duas horas mais tarde dos funcionários ao serviço a 30 e 31 de Julho e a 01, 04 e 05 de Agosto.

    A administração da companhia aérea adiantou que não prevê cancelamentos de voos na SATA Internacional e na SATA Air Açores, mas admitiu que a pontualidade das ligações “poderá estar mais comprometida”.

    Salientou, ainda, que “fez um novo esforço para o diálogo para encontrar uma saída para o conflito”, mas o sindicato decidiu manter a convocação da greve.

    Segundo o grupo SATA, as áreas de handling e serviços vão permanecer “dentro das transportadoras aéreas, não perdendo assim os trabalhadores o vínculo às transportadoras”.
PUB