Açoriano Oriental
Trabalhadores da elétrica açoriana manifestam-se por aumentos salariais

Os trabalhadores da elétrica açoriana (EDA) vão realizar uma marcha na quinta-feira até à sede da Presidência do Governo Regional para se manifestarem contra a recusa da administração em negociar aumentos na tabela salarial.

Trabalhadores da elétrica açoriana manifestam-se por aumentos salariais

Autor: Lusa/AO Online

A partir das 10h00, os funcionários vão sair da sede do grupo EDA em direção ao Palácio de Sant’Ana, sede da Presidência do Governo Regional, em Ponta Delgada, para reivindicar aumentos dos salariais.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da Comissão de Trabalhadores, Carlos Caetano Martins, explicou que existiram reuniões entre os sindicatos e a administração da empresa, liderada por Nuno Pimentel, até junho.

“Não se tendo chegado a um acordo final” naquelas reuniões, detalha o trabalhador, ficou acordado realizar um primeiro aumento salarial em junho e a abrir uma ronda negocial em setembro para discutir alterações à tabela salarial.

“Chegados a setembro, a postura da administração da empresa mudou completamente. Agora, em vez de quererem negociar a tabela salarial tal como tinha sido acordado no primeiro semestre do ano, apresentaram uma compensação extraordinária pontual”, critica.

Carlos Caetano Martins afirma que tal proposta “criou muito mal-estar entre os trabalhadores e a administração” porque “não foi isso que tinha sido acordado”.

“Não há ainda um valor definido quanto aos aumentos, mas estaríamos à espera de negociar a tabela salarial e não apenas, como agora apresentaram, uma compensação extraordinária pontual”, acrescenta.

Devido à “recusa da administração em negociar”, os trabalhadores solicitaram em outubro um pedido de audiência ao líder do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), o social-democrata José Manuel Bolieiro, mas não obtiveram qualquer resposta.

“Passadas mais de três semanas, ainda não obtivemos qualquer tipo de resposta. Não obstante os vários telefonemas realizados para a Presidência do Governo a questionar pela possibilidade da reunião, não tivemos resposta nenhuma”, reforçou.

A EDA é detida em 50,1% pela Região Autónoma dos Açores, em 39,7% pela ESA - Energia e Serviços dos Açores (grupo Bensaúde), em 10% pela EDP, estando o restante capital social distribuído por pequenos acionistas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados