TOMI em Angra do Heroísmo com nova funcionalidade

TOMI em Angra do Heroísmo com nova funcionalidade

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   22 de Fev de 2019, 16:55

Os TOMI instalados em vários pontos da cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, apresentam agora uma nova funcionalidade que se traduz numa importante ferramenta de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e limitações auditivas e visuais.

O TOMI continua a ter um papel ativo na promoção de cidades inclusivas, tendo lançado recentemente o TOMI For All, que garante que todos, independentemente das suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas, possam procurar e encontrar informação e serviços inteligentes na plataforma TOMI.


Para Guido Teles, vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, “esta nova funcionalidade dos TOMI em Angra do Heroísmo vem aproximar a informação de todos os utilizadores, independentemente das suas limitações físicas. É mais um passo dado neste desafiante percurso de adaptar a cidade às pessoas com necessidades especiais, trajeto especialmente complexo numa cidade como a nossa que mantém as características urbanísticas originais. Mesmo assim, à medida que o município vai intervindo na beneficiação das vias públicas do centro histórico tem tido o cuidado de realizar as possíveis adaptações que permitam uma melhor circulação às pessoas com mobilidade reduzida. Este continuará a ser o percurso que trilharemos”, disse citado em nota de imprensa.


As evoluções da plataforma incluem a disponibilização de funcionalidades que melhoram a acessibilidade ao TOMI a cidadãos com mobilidade reduzida, limitações visuais (baixa visão e invisual), limitações auditivas, bem como limitações cognitivas.


A partir de agora, um utilizador invisual pode interagir com o TOMI e encontrar todas as informações e serviços disponibilizados. Utilizadores em cadeira de rodas têm também oportunidade de encontrar todas as informações e serviços, de forma simples e com baixo esforço.


Este projeto resulta de um trabalho colaborativo com várias entidades, tendo contado com o apoio do Turismo de Portugal, da Accessible Portugal, da ACAPO, da Surdisol e do Município de Lisboa – Núcleo de Acessibilidade, tendo contado ainda com a cooperação de utilizadores com limitações específicas para a fase de avaliação e testes de usabilidade.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.