Açoriano Oriental
Saúde
Todas as vacinas contra a gripe A são seguras para grávidas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) garantiu que todas as vacinas contra a gripe A são seguras para grávidas e acrescentou que uma dose é suficiente para imunizar a população a partir dos seis meses de idade.
Todas as vacinas contra a gripe A são seguras para grávidas

Autor: Lusa / AO online
"Face à resposta imunitária da população vacinada e às considerações de saúde pública, uma dose é adequada para vacinar pessoas a partir dos seis meses de idade", afirmou a directora da unidade de investigação de vacinas da OMS, que hoje actualizou as recomendações do grupo internacional de especialistas em imunização (SAGE, na sigla inglesa).

Marie-Paule Kieny adiantou que o SAGE mantém a recomendação de não vacinar crianças com menos de seis meses de idade, mas sublinhou que é preferível abranger, nas campanhas de vacinação, o maior número possível de crianças a partir desta idade.

"Quando as crianças estão nos grupos considerados prioritários, é importante imunizar o maior número possível de crianças com pelo menos uma dose", disse a responsável da OMS aos jornalistas, numa conferência de imprensa virtual.

"As doses podem não ser suficientes para fazer a vacinação duas vezes e, por isso, o SAGE recomenda que, nos países onde as crianças estão nos grupos prioritários, é preferível dar uma vacina ao máximo de crianças em vez de vacinar apenas metade com duas doses", acrescentou.

Em Portugal, onde a vacina Pandemrix vai ser administrada em duas doses com um intervalo mínimo de três semanas, as crianças saudáveis integram o terceiro grupo prioritário da campanha de vacinação, o último a ser imunizado.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados