Autor: Lusa / AO online
Os primeiros touros do ano saem à rua às 18:30 (19:30 em Lisboa) nas freguesias das Fontinhas, S. Sebastião e Ribeirinha, abrindo uma época que se vai prolongar até 15 de outubro.
Para este mês estão previstas 21 touradas à corda na Terceira, das quais 16 no concelho de Angra do Heroísmo e cinco no concelho da Praia da Vitória, destacando-se o dia 19 de maio por ter cinco touradas em simultâneo em vários pontos da ilha.
No ano passado, a época de touradas à corda contou com a realização de 257 eventos, distribuídos pelos dois concelhos da Terceira, onde este espetáculo assume uma dimensão única no arquipélago.
Este espetáculo popular, que atrai milhares de pessoas, entre residentes e turistas, decorre na rua, em espaços delimitados por riscos, sendo os quatro touros que saem em cada corrida amarrados por uma corda, que é segurada por cerca de uma dezena 'pastores'.
Ninguém cobra bilhetes por uma tourada à corda e os 'capinhas' que desafiam o touro são amadores, mas a festa tem um peso económico significativo na economia da ilha, seja nas tascas ambulantes que se instalam no local ou nas compras que se fazem para montar as mesas fartas que são oferecidas pelos moradores a quem passa.