Açoriano Oriental
Teatro Micaelense acolhe concerto "O Experimentar"
No dia 26 de outubro, o Teatro Micaelense acolhe o concerto "O Experimentar".
Teatro Micaelense acolhe concerto "O Experimentar"

Autor: Ana Carvalho Melo

Neste projeto de reinvenção da música tradicional dos Açores, nas ressonâncias da música popular contemporânea, cabem canções de baleeiros, sintetizadores espaciais, noise industrial e foliões do Espírito Santo. Aqui explora-se e enfatiza-se o lado estético do folclore das ilhas, retirando-o do seu contexto e amplificando-lhe o sentido.

Da responsabilidade do faialense Pedro Lucas, este trabalho conta com a participação dos músicos açorianos Miguel Machete (Bandarra), Pedro Gaspar (Bandarra), Zeca Medeiros, Jácome Armas e Carlos Medeiros. Ao vivo, apresenta-se como um espetáculo de som e imagem cuja componente visual é da responsabilidade da realizadora Aurora Ribeiro.

O primeiro disco, "O Experimentar Na M'Incomoda", editado em novembro de 2010, partiu de uma abordagem ao disco "O Cantar na M'Incomoda" (1998), onde o músico terceirense Carlos Medeiros reinterpretava alguns temas mais obscuros do espólio tradicional do arquipélago, e alarga-se a outras canções ou tradições orais de maior ou menor reconhecimento nas ilhas. 2: Sagrado e Profano, o segundo disco, saiu no final de 2012 e recria uma festa religiosa numa pequena freguesia açoriana, com o seu programa sagrado e profano, foguetes, preces de foliões e chamarritas. "O Experimentar Na M'Incomoda" foi eleito melhor disco português de 2010, pelo JL/Visão, e o 2: Sagrado e Profano foi incluído na lista dos 20 melhores discos de 2012 do Ípsilon/Público.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados