Autor: Lusa/AO Online
Na passada quinta-feira, dia 02 de janeiro, o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) publicou um comunicado a agradecer o trabalho desenvolvido pelo presidente cessante do conselho de administração, Pedro Marques, que foi nomeado como presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria.
Também o conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT) está sem presidente, na sequência da morte de José Barbeito, em meados de dezembro.
Questionada pela Lusa, por escrito, sobre a substituição dos administradores das duas unidades de saúde, a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, disse que estavam em análise.
“A situação encontra-se em análise pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, que dará conhecimento da composição dos novos conselhos de administração de ambas as instituições em breve”, adiantou.
O grupo parlamentar do PS questionou, entretanto, o executivo açoriano, num requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, sobre a data em que foi comunicada a renúncia de Pedro Marques ao cargo de presidente do conselho de administração do HSEIT, solicitando uma cópia da carta de renúncia.
No requerimento, disponível na página do parlamento açoriano, os socialistas lembram que “não houve qualquer esclarecimento por parte do Governo Regional, designadamente da secretária Regional da Saúde e Segurança Social, relativamente aos motivos da saída do presidente do conselho de administração do HSEIT”.
Questionada pela Lusa, Mónica Seidi disse que a tutela tomou conhecimento de que Pedro Marques iria presidir ao conselho de administração da ULS da Lezíria no dia 28 de dezembro e que no dia 30 o administrador enviou um pedido de renúncia do seu mandato ao presidente do Governo Regional.
“A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social aproveita a oportunidade para agradecer ao dr. Pedro Marques o empenho e dedicação no desempenho das suas funções”, acrescentou.