Açoriano Oriental
NATO
Stoltenberg vai a Ancara pedir ratificação de adesões de Suécia e Finlândia

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou que irá em breve à Turquia para abordar com o Presidente, Recep Tayyip Erdogan, a ratificação por Ancara das adesões da Suécia e da Finlândia.

Stoltenberg vai a Ancara pedir ratificação de adesões de Suécia e Finlândia

Autor: Lusa/AO Online

“A Finlândia e a Suécia estão em estreito contacto com a Turquia, e eu deslocar-me-ei a Ancara ou a Istambul para me reunir pessoalmente com o Presidente turco num futuro próximo”, declarou, sem especificar a data da viagem.

Dois dos 30 membros da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental), a Turquia e a Hungria, ainda não ratificaram as adesões dos dois países nórdicos, obrigados a esperar na antecâmara da Aliança e a negociar com Ancara.

O Presidente turco aceitou receber o novo primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, mas advertiu de que o parlamento turco não ratificará a adesão dos dois Estados nórdicos enquanto os pedidos de extradição apresentados por Ancara não forem atendidos.

A Hungria do primeiro-ministro ultranacionalista Viktor Orbán também está a demorar a ratificar as adesões da Suécia e da Finlândia, mas o processo “está na agenda do parlamento húngaro”, precisou Jens Stoltenberg, numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro romeno, Nicolae Ciuca.

“Não falei dessa questão [com a Hungria], mas estou pronto para me envolver”, precisou Ciuca.

“Estou confiante. Os aliados convidaram a Suécia e a Finlândia a aderirem à Aliança na cimeira de Madrid, e todos vão ratificar as adesões”, insistiu Jens Stoltenberg.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.