Sporting em risco no clássico com FC Porto, Braga e Benfica com visitas difíceis

O clássico Sporting-FC Porto domina a última jornada da primeira volta da Liga de futebol, na qual o Benfica visita o Santa Clara, e o Sporting de Braga defronta fora o Portimonense.



As atenções estão a meio da tarde de sábado no Estádio José Alvalade (14h30), no duelo entre o líder FC Porto e o Sporting, com os 'leões' a oito pontos e em perigo de iniciar a segunda metade do campeonato praticamente fora da corrida ao título.

O Sporting chega ao clássico depois de ter perdido em Tondela (2-1), o que deixou a equipa treinada pelo holandês Marcel Keizer em situação muito complicada, no quarto lugar da Liga, e perante a possibilidade de, se perder, ficar a 11 pontos da frente.

Em contrapartida, o campeão FC Porto ‘respira’ tranquilidade na liderança, com mais seis pontos do que o Sporting de Braga e sete do que o Benfica, após a 18.ª vitória consecutiva, entre todas as competições.

O risco está todo do lado do Sporting, que chega ao jogo sem Acuña (castigado), mas que poderá já ter o holandês Bas Dost, jogador que foi baixa em Tondela, por lesão, e é o melhor marcador da equipa (dez golos) e segundo na Liga.

A ronda traz ainda deslocações difíceis a Sporting de Braga e Benfica, com os bracarenses a visitarem na quinta-feira o Portimonense (20:15), que não perde em casa desde a primeira jornada, em agosto, somando desde então dois empates e cinco vitórias.

A equipa treinada por António Folha conseguiu vencer Sporting (4-2), Benfica (2-0) e Vitória de Guimarães (3-2), num ‘onze’ em que se destacam jogadores como o japonês Nakajima, que foi dispensado da seleção por lesão, o brasileiro Paulinho ou o colombiano Jackson Martinez.

Será um duro teste para o Sporting de Braga, que no campeonato apenas perdeu fora de casa na visita ao Benfica e ao FC Porto, embora ainda tenha empatado com Vitória de Guimarães e Santa Clara.

O Benfica terá o segundo jogo com orientação do interino Bruno Lage, após a saída de Rui Vitória, com a deslocação aos Açores na sexta-feira (17h00), frente a um Santa Clara que não vence em casa há cinco jogos e tem melhor registo fora.

Em casa os açorianos perderam já com FC Porto e Sporting, com ambos por 2-1, e empataram a 3-3 com Sporting de Braga.

Também na sexta-feira, o Desportivo das Aves (17.º e penúltimo), sem vencer na Liga há seis jornadas (cinco derrotas e um empate) recebe o Feirense (16.º), que tem desde 26 de agosto oito derrotas e seis empates.

Ao jogo de ‘aflitos’ segue-se na mesma sexta-feira um duelo perto da zona ‘europeia’, com o Vitória de Guimarães (6.º) a receber o Moreirense (5.º), num momento em que as duas equipas estão separadas por três pontos.

Em ronda que antecede os quartos de final da Taça de Portugal, a meio da semana, para domingo estão agendados os últimos três jogos, com o Nacional (11.º) a receber o Belenenses (7.º), o Desportivo de Chaves (18.º) o Tondela (12.º), e o Rio Ave (10.º) o Vitória de Setúbal (13.º).

Antes, no sábado e após o clássico Sporting-FC Porto, o Boavista (14.º) recebe o Marítimo (15.º), com as equipas separadas por dois pontos.

Programa da 17.ª jornada

Quinta-feira, 10 janeiro

Portimonense – Sporting de Braga, 19h15.

Sexta-feira, 11 janeiro

Santa Clara – Benfica, 18h00.

Desportivo das Aves – Feirense, 18h00.

Vitória de Guimarães – Moreirense, 20h15.

Sábado, 12 janeiro

Sporting – FC Porto, 14h30.

Boavista – Marítimo, 19h30.

Domingo, 13 janeiro

Nacional – Belenenses, 14h00.

Desportivo de Chaves – Tondela, 16h30.

Rio Ave – Vitória de Setúbal, 19h00.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024