Açoriano Oriental
Presidência da União Europeia
Sócrates passa testemunho à Eslovénia
O primeiro-ministro e presidente em exercício da União Europeia, José Sócrates, vai passar hoje à Eslovénia o testemunho da Presidência dos 27, oferecendo-lhe, de forma simbólica, um astrolábio.

Autor: Lusa/AOonline

"Tenho a maior satisfação em poder passar o testemunho à Presidência Eslovena", afirmou José Sócrates, em declarações aos jornalistas, a menos de dez dias do final da Presidência Portuguesa, a 31 de Dezembro.

    De forma simbólica, o primeiro-ministro português entregará hoje ao primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, um astrolábio, durante a cerimónia de alargamento do Espaço Schengen à Eslovénia, na zona fronteiriça deste país com a Itália, em Skofije/Rabuiese.

    "Portugal orgulha-se de ter estado na linha da frente deste alargamento e de poder passar o testemunho à Eslovénia, país que entrou agora neste Espaço", frisou.

    Na sexta-feira, às 00:00, o Espaço Schengen de livre circulação de pessoas e bens foi alargado aos países que aderiram à União Europeia em 2004, com excepção do Chipre: República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Eslováquia e Eslovénia.

    "Portugal serviu a Europa liderando a Europa para que pudéssemos ter o alargamento de Schengen de forma mais rápida", frisou o primeiro-ministro.

    Sobre as prioridades da próxima liderança, José Sócrates lembrou que a Presidência Eslovena cumprirá o último terço do programa desenhado em conjunto com a Alemanha e Portugal.

    "Não sei qual será a prioridade da Eslovénia mas no programa conjunto está a revisão do novo ciclo da agenda de Lisboa", lembrou o primeiro-ministro, salientando que Portugal fez "um bom trabalho" que poderá agora ser desenvolvido nos próximos seis meses.

    "Tenho a certeza que a Eslovénia estará à altura de desempenhar a sua primeira Presidência da UE", disse.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados